Secretaria de Saúde ofereceu testes rápidos para detectar sífilis

A Sífilis é uma doença infectocontagiosa sistêmica, sendo um mal silencioso e que requer inúmeros cuidados. Ela pode ser transmitida na relação sexual ou, ainda, ser congênita. Nela, a mãe infectada transmite a doença para o bebê, seja durante a gravidez, por meio da placenta, ou seja na hora do parto. Os bebês que nascem infectados não apresentam nenhum sintoma da doença, em sua grande maioria. No entanto, alguns podem apresentar rachaduras nas palmas das mãos e nas solas dos pés. Mais tarde, a criança pode desenvolver sintomas mais graves, como surdez e deformidades nos dentes. 

Em Sangão, buscando conscientizar e também oferecer a prestação de saúde para os cidadãos, na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde realizou testagem rápida de Sífilis e também HI e Hepatites B e C, entre os dias 24 a 27 de outubro, nas Unidades Básicas de Saúde e empresas locais. Segundo as profissionais da saúde, é importante sempre prevenir e, se for o caso, tratar os sintomas com responsabilidade, já que os casos da doença que tem cura, têm aumentado nos últimos tempos devido, principalmente, à falta de prevenção e de cuidados de quem adquire a enfermidade.

O exame para diagnóstico de sífilis é oferecido gratuitamente pelas Unidades Básicas de Saúde a todas as pessoas, em especial às gestantes durante o pré-natal, no 1º e no 3º trimestre da gestação, através do teste rápido, com o objetivo de garantir o diagnóstico e o tratamento adequado.

 

ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE SANGÃO