Terceira reunião do Cadastro Ambiental Rural
Aconteceu, na quarta-feira (22), no Salão Paroquial de Santa Apolônia, em Sangão, a terceira reunião no município relacionada ao Cadastro Ambiental Rural. Mais de 50 pessoas estiveram presente na oportunidade, onde o foco foram as comunidades de Santa Apolônia e Orvalho.
Esteve presente no local o Secretário de Agricultura, Vandoni Soratto, o Presidente do Conselho de Desenvolvimento Municipal Rural (CDMR), Romeu De Aguiar, o Coordenador do Cadastro Ambiental Rural na Regional de Tubarão, Paulo José Padilha, o Engenheiro Agrônomo da EPAGRI, Natalício Marcon Nandi, o Engenheiro Agrônomo da prefeitura, Marco Antônio Remor, o vereador Ezelir Felisberto Cardoso, bem como a Gerente Regional de Agricultura e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Engenheira Agrônoma Janaina de Souza Marçal de Bem.
O Cadastro foi instituído pela Lei nº 12.651 em maio de 2012, que prevê o cadastro eletrônico de todos os imóveis rurais através do SICAR (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural). O cadastramento é obrigatório e os dados informados são declaratórios, ou seja, de responsabilidade do proprietário. A meta da Secretaria, em parceria com a EPAGRI e CDMR, é de conseguir fazer o cadastro de 70 propriedades por mês até o dia 06 de maio de 2015, totalizando as 832 propriedades rurais em Sangão (100%). Para isso, ressalta-se o apoio do SINTRAF e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), que estão auxiliando na confecção dos cadastros.
ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE SANGÃO