HORTA ESCOLAR PROMOVENDO APRENDIZAGEM
A horta escolar é um excelente meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a alimentação saudável, além de possibilitar aos professores de todas as áreas trabalhar em um laboratório vivo, podendo ensinar os mais variados temas.
O projeto de criar uma horta escolar no Núcleo Ensino Fundamental João Manoel de Souza foi uma iniciativa da professora de Ciências Josiane Favarin Jurato com o Instituto de Meio Ambiente de Sangão.
Segundo a química e técnica do IMASA Sheyla Serafim todas as áreas do conhecimento podem se beneficiar de alguma forma da horta escola. O professor de matemática poderá trabalhar as formas dos alimentos cultivados, poderá associar o tempo de cultivo, floração e frutificação com o desenvolvimento dos alunos. Na área de português, os professores podem sugerir temas de redações ligados ao consumo de frutas e verduras. O professor de geografia pode trabalhar as frutas e verduras típicas de cada região do país, resgatando, assim, a cultura culinária de cada região. Em inglês o professor pode associar os nomes e ensinar os alunos outra língua.
E foi com esse pensamento que os alunos do 6º ano da escola construíram sua horta junto com os professores, que especificaram a cada aluno uma responsabilidade incluindo a manutenção da mesma.
Os alunos participaram de todas as etapas do plantio, desde a escolha do local ,o preparo da terra até a fase de irrigação ,colheita e manutenção.
Segundo a professora Josiane, a horta despertou nos alunos o interesse no trabalho em conjunto, o aprendizado nas aulas de ciências tornaram-se mais relevantes, e todo o esforço em conjunto, escola, professores, alunos e IMASA valeram a pena, o objetivo foi alcançado, e continuamos colhendo o fruto dessa união.
O projeto de criar uma horta escolar no Núcleo Ensino Fundamental João Manoel de Souza foi uma iniciativa da professora de Ciências Josiane Favarin Jurato com o Instituto de Meio Ambiente de Sangão.
Segundo a química e técnica do IMASA Sheyla Serafim todas as áreas do conhecimento podem se beneficiar de alguma forma da horta escola. O professor de matemática poderá trabalhar as formas dos alimentos cultivados, poderá associar o tempo de cultivo, floração e frutificação com o desenvolvimento dos alunos. Na área de português, os professores podem sugerir temas de redações ligados ao consumo de frutas e verduras. O professor de geografia pode trabalhar as frutas e verduras típicas de cada região do país, resgatando, assim, a cultura culinária de cada região. Em inglês o professor pode associar os nomes e ensinar os alunos outra língua.
E foi com esse pensamento que os alunos do 6º ano da escola construíram sua horta junto com os professores, que especificaram a cada aluno uma responsabilidade incluindo a manutenção da mesma.
Os alunos participaram de todas as etapas do plantio, desde a escolha do local ,o preparo da terra até a fase de irrigação ,colheita e manutenção.
Segundo a professora Josiane, a horta despertou nos alunos o interesse no trabalho em conjunto, o aprendizado nas aulas de ciências tornaram-se mais relevantes, e todo o esforço em conjunto, escola, professores, alunos e IMASA valeram a pena, o objetivo foi alcançado, e continuamos colhendo o fruto dessa união.