Município participa do Primeiro Fórum de leitura da região sul

A Agente Administrativa Deise Formentin e a Assistente de Educação Rosiane Prudêncio Mroczkoski, técnicas da Secretaria de Educação e Cultura de Sangão, participaram do Primeiro Fórum de Leitura da Região Sul, realizado na quarta-feira (23), no Teatro Elias Angeloni em Criciúma. O evento contou com a participação de autoridades locais, escritores, professores e representantes do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura.

A programação teve início com a cerimônia de abertura tendo como convidados o escritor e membro do Conselho Estadual de Cultura Amilcar Neves, a Secretária de Educação de Criciúma Rose Reynaud, a Secretária de Educação de Araranguá Rosangela Casagrande e o Presidente da Fundação de Cultura de Criciúma Daniel Freitas. Na sequência, os presentes puderam apreciar a palestra “A leitura como tarefa de vida” do escritor José Paulo Teixeira e a Conferência com o escritor Cristovão Tezza.

No período vespertino, houve um debate a cerca da Construção do Fórum Leitura em Criciúma e cidades da região sob a coordenação do jornalista e escritor Carlos Stegemann, Encaminhamentos  para o Plano Estadual do Livro e da Leitura sob a Coordenação de José Paulo Speck Pereira – secretário-executivo do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura e da coordenação do Plano Estadual do Livro e da Leitura.

Segundo Rosiane, que atua diretamente na coordenação pedagógica:, o evento foi de grande importância pela troca de experiências na área do incentivo a leitura, seja através dos projetos realizados por professores, seja por iniciativas de autores locais, entre outros. “Desenvolver na criança o hábito de ler não é tarefa fácil, visto que há tantas opções midiáticas que influenciam diretamente na aquisição do conhecimento, que geram diversão e ocupam o tempo que deveria ser dedicado aos livros. Mas seguiremos tentando, mesmo porque a leitura não se resume a apenas livros e há um amplo material disponível” completou Rosiane.