Caminhos da História: 5º Capítulo – O Futuro
No aniversário de 23 de emancipação, nada melhor do que ter os olhos voltados para o futuro. Por isso, a opinião dos sangãoenses que construirão o futuro do município sobre seu amor por esta terra nos dá uma boa ideia do que o futuro reserva para Sangão.
“Sangão, és o berço do progresso e a emancipação de um povo, teu passado foi uma vitória que o fez crescer. E hoje teu povo tem orgulho de pisar neste chão e clamar teu nome Sangão”.
Maria Regina – 8ª 01 – N.E.F. João Manoel de Souza (Campo do Sangão)
“Sangão terra rica e hospitaleira de povo trabalhador que acolhe quem vem de outra cidade com muito amor”.
Rafaela Corrêia Regelin – 4ª 01 – N.E.F. João Manoel de Souza (Campo do Sangão)
“Sangão lugar maravilhoso de ser morar, pessoas adoráveis como aqui não há, cidade do meu coração, daqui não saio não”.
Nathanael – 1º ano – N.E.F. Ângelo Antônio Felisberto (Orvalho)
“Antes rua do fogo, agora Sangão, da cerâmica vermelha e um povo com os pés no chão”.
Davi Felisberto Rosa – 5º ano – N.E.F. Ângelo Antônio Felisberto (Orvalho)
“Eu amo você de coração. Sou sangãoense e tenho um orgulhão. Sangão cidade da compaixão, cidade alegria, cidade da harmonia”.
Eytor Garcia Pacheco – 4º ano – N.E.F. João Inocêncio de Aguiar (Areinha)
“O Sangão tem muitas pessoas boas trabalhadoras, honestas e felizes, então parabéns Sangão!”.
Carlos Eduardo – 5º Ano – N.E.F. João Inocêncio de Aguiar (Areinha)
Os alunos que participaram desta reportagem representam o futuro. Por isso, sua visão sobre Sangão reflete o belo presente que vive o município no período pós-emancipação e que permite desenhar um futuro de prosperidade e sucesso ao longo dos anos, quando as novas gerações estiverem comandando o progresso deste pedaço de chão.
Opinião
E que venha o futuro!
Djeniffer Ferreira – Estudante de Engenharia Civil da UNISUL
Nasci três anos depois de Sangão ter sido emancipado. E, como aprendi desde cedo, o futuro é uma caixinha de surpresas. Aposto que Sangão crescerá muito, mas temos muito que caminhar. Para pensar no futuro, temos que cuidar de determinadas áreas que hoje estão carentes de atenção. Mas, ao mesmo tempo, a educação que tive dentro do município me permitiu sonhar com uma faculdade. E município que pensa em sua educação, pensa em seu futuro. E pensar no futuro é custear o transporte para que as pessoas possam estudar em Tubarão, Criciúma, etc. Da mesma forma, meu pensamento também para o futuro é que, como a maioria de nosso povo é trabalhador, a tendência é que Sangão cresça muito. E minha torcida pelo futuro do local onde me criei é que novas ideias sempre surjam e que sejamos pioneiros no comércio, nas indústrias e em qualquer coisa que este povo possa empreender. E que os próximos 23 anos sejam prósperos como foram estes anos após a emancipação. E que os próximos 23 anos ofertem o crescimento que nossa gente merece! E que venha o futuro!”.
Fonte: Diário O Município