PROJETO QUE BUSCA REDUZIR O TABAGISMO FINALIZA TRABALHO

No início de março este ano o a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sangão, iniciou um projeto em parceria com a empresa Hipper Freios, com o objetivo era apoiar os trabalhadores da empresa que desejavam abandonar o vício do tabagismo (fumar). O Grupo de Tabagismo que teve início com 16 participantes, chegou a um total de 20, acabou finalizando com 13 participantes, dos quais sete conseguiram deixar de fumar.

“No decorrer dos encontros, como já era esperado, algumas pessoas que não estavam tão motivadas para o objetivo final do grupo, que é parar de fumar, acabaram desistindo. Mas o saldo de todo o trabalho foi muito positivo em relação às metas iniciais”, destacou o psicólogo Luciano Passarela, um dos agentes de ação do projeto.

Iniciativa contou ainda com o trabalho da enfermeira Bruna Simon França e nesses encontros houve a participação da equipe multidisciplinar do município (enfermeira, psicólogo, nutricionista e odontólogo).

Ontem (08/06) o grupo apresentou os seguintes dados: dos 13 participantes, sete pararam efetivamente de fumar e os seis que não alcançaram o objetivo, diminuíram o consumo de cigarros, em média, 50%.

“Os relatos dos participantes do grupo mostraram que a ação coletiva foi importante no processo de parar de fumar. A pesar da vontade de parar a maioria afirmou que sozinhos isso era difícil. A felicidade dos familiares como fim do vício, por preocupação com a saúde, também surgiu nas avaliações finais”, estacou a enfermeira Bruna.

A empresa foi agente ativo do projeto e disponibilizou como recompensa aos participantes uma muda planta, simbolizando a valorização da vida, além de outras formas de motivação e incentivo para que os trabalhadores interrompessem o hábito do tabagismo.

A Secretaria de Saúde destaca que o projeto está aberto a todas as empresas do município, quer sejam industriais, comerciais ou prestadores de serviço e que a equipe está preparada para organizar novos grupos de apoio para interrupção do hábito do tabagismo.