ESCOLAS ADEREM AO PROJETO DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA
“Queremos contar nossa história a partir de elementos que estiveram presentes na vida das pessoas e comunidades, ao longo do tempo” declarou o prefeito Castilho Silvano Vieira e por isso ele determinou que a busca da Diretoria de Cultura da Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Turismo, busque meios de organizar o Museu que resgate a história de Sangão. Mas para isso é preciso que a população entenda a importância do projeto e participe.
“Sabemos que existem muitos artefatos, objetos, fotos e muitos outros elementos que podem ajudar a contar a história das famílias e comunidades de Sangão. E se pudermos organizar isso; catalogar, restaurar (quando for o caso) e deixar guardado, para que todos possam revisitar o passado e conhecer como foi a vida das pessoas que viveram aqui antes de nós, estaremos realizando um trabalho muito importante”, disse a diretora de cultura, Deise Formentin.
Por essa razão, as diretoras de escolas e CEIs do município, foram convidadas a participar da ação que busca doações de peças antigas para compor o acervo do espaço onde será organizado esse museu da história de Sangão.
Nesse momento, o município está realizando obras de adequação e reparos na Estação Ferroviária do Distrito de Morro Grande (um dos espaços públicos mais antigos e que tem forte apelo histórico), que será preparada para abrigar esse espaço cultural de exposição das peças.
“Por isso a busca por peças, objetos, artefatos e fotos que possam contar a histórias das famílias e comunidades do nosso município e assim preservarmos a história”, destacou a secretária Marieli Eva Pereira dos Santos.
Qualquer lugar que seja, em qualquer parte do mundo a vida se forma a partir de núcleos familiares e por isso é nas famílias que se pode encontrar elementos que contem suas histórias. Se todos contribuírem, contando-as, será possível resgatar a história de uma comunidade inteira. Ajude! Doe! Preserve nossa história!