Formatura dos Agentes de Saúde do município de Sangão
Aconteceu na ultima quinta-feira (16) no Centro Integrado de Artes (Bolha), na Unisul, a formatura dos agentes de saúde (ACS) de vários municípios da AMUREL, o curso foi realizado através da Secretaria de Estado da Saúde e da Escola de Formação em Saúde (EFOS).
Os ACS percorrem as residências de inúmeras localidades para fornecer orientações de prevenção a doenças e, quando necessário, encaminhar as pessoas que apresentam algum problema de saúde para o atendimento médico. Através dessas visitas, os ACS também podem avaliar as condições de higiene das casas, detectar problemas relacionados à violência doméstica, entre outros. Eles trabalham em conjunto com outros profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF).
Organizada pela EFOS, em parceria com as gerências de saúde das SDRs, a
poio dos municípios e financiamento do Ministério da Saúde, o curso de formação de ACS teve uma carga horária de 400 horas/aula, sendo 120 de concentração (teórica) e 280 de dispersão (ensino em serviço), onde a supervisão é feita pelas enfermeiras de cada equipe.
A formação dos Agentes Comunitários de Saúde repercute diretamente na qualidade do atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde, pois quanto melhores os profissionais, mais qualificado e eficaz o trabalho prestado nas comunidades. Numa avaliação feita após a conclusão do curso, os ACS relataram que estão mais motivados por terem compreendido melhor quais são suas atribuições e como são importantes para a construção do Sistema Único de Saúde (SUS).
O município de Sangão conta hoje com 27 agentes comunitários de Saúde, atuando em 05 comunidades, assistidas pela (ESF) Estratégia Saúde da Família, com uma cobertura de 100% do município.
Parabéns a todos estes profissionais por mais esta etapa.
Fonte:Assessoria de Imprensa PMS