Sociedade Recreativa 27 de setembro de Sangão, é preparada para ser restaurada.

A tradicional Sociedade Recreativa 27 de Setembro de Sangão, uma das mais antigas da região, com mais de 87 anos de fundação se prepara para Restaurar o seu imóvel (sede), e voltar ser uma das sociedades mais importantes e freqüentadas da região sul do estado.

Após passar por alguns anos de inatividade nos anos 80, seu imóvel através de um termo de comodato foi cedido para um de seus sócios para que esse o utilizasse por um período. Para a surpresa de todos, no ano de 2004, a diretoria foi surpreendida com uma ação judicial, na qual esse sócio teria impetrado uma ação de Uso Capião, requerendo para si a propriedade do imóvel, instalado na principal via da cidade que leva o nome do clube.

Com esta ação correndo no fórum da comarca, a sociedade através de seu procurador Marlon Silvano Vieira, passou a contestar esta ação, sendo que após se arrastar por alguns anos o Juiz de Direito da comarca confirmou que o imóvel pertencia a sociedade. Se não bastasse esta ação, a parte autora da ação recorreu ao Tribunal de Justiça de Florianópolis, onde mais uma vez de forma unânime os desembargadores confirmaram que o imóvel realmente pertence a Sociedade Recreativa 27 de Setembro.

No transcorrer da ação toda a diretoria bem como a comunidade passou a acompanhar os fatos, sendo que paralelamente foi desencadeada uma campanha com o seguinte tema "…S.R. 27 de setembro, adote essa idéia, retomar o que é nosso…", conforme adesivo que segue em anexo que foram distribuídos a população.

Após esta batalha judicial que se arrastou por mais de 06 anos, a Sociedade prepara-se para mais um importantíssimo passo em sua historia, que é a RESTAURAÇÃO do imóvel, para que volte a ser freqüentado por toda a comunidade na forma de um MUSEU e BIBLIOTECA MUNICIPAL, através de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Sangão.

Através do decreto nº035/2010 da Prefeitura Municipal de Sangão, a Sociedade Recreativa 27 de Setembro passou a ser integrado ao patrimônio histórico do município de Sangão, ficando expressamente proibida qualquer reforma que venha alterar sua forma principal.

Com a ajuda e orientação do Eng. Civil Fabio Goulart dos Santos e a parceria mantida com a Prefeitura, a sociedade foi a procura de empresas especializadas em RESTAURO, sendo que encontramos em Laguna a Construtora Pérola uma das únicas especializadas da região sul em restauro de imóveis. Segundo o Arquiteto Dagoberto Martins, o tombamento do imóvel: "…é o primeiro passo rumo a restauração…".

Na última sexta-feira, iniciou a confecção do Projeto de Restauro do clube, sendo que estiveram presentes toda a diretoria, comunidade, vereadores, secretários, prefeito Antonio Mauro e vice Castilho, bem como a importantíssima presença dos alunos da 8ª Série do colégio Bernado Scmitz de Sangão, onde segundo a Profª de Artes Giane Demo: "…é de suma importância que os alunos possam acompanhar e conseqüentemente resgatar a história que essa sociedade representa aos Sangãoenses…".

Conforme parceria, no imóvel será instaurada um BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL e também um MUSEU, onde as primeiras peças serão doadas pelo Profº de Historia Wolnei Serafim, possuidor de um grande acervo de peças sobre a historia de Sangão.

Font:Alex Etevaldo de Souza