CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação
Nos últimos anos, houve vários movimentos de mobilização da sociedade para articular a educação nacional por políticas de Estado que resultassem de ampla participação. Foram inúmeras conferências educacionais, com destaque para a I Conferência Nacional de Educação (CONAE) em 2010, resultado da parceria entre os sistemas de ensino, os órgãos educacionais, o Congresso Nacional e a sociedade civil. Todo esse processo resultou na participação de amplos setores nas conferências municipais e intermunicipais.
O Documento Final da CONAE/2010, resultado da construção coletiva desencadeada pela decisão política de submeter ao debate social a instituição do Sistema Nacional de Educação, que assegurasse a articulação entre os entes federados e os setores da sociedade civil, apresentou diretrizes, metas e ações, na perspectiva da democratização, da universalização, da qualidade, da inclusão, da igualdade e da diversidade e se constituiu em marco histórico para a educação brasileira na contemporaneidade, deliberando as bases e diretrizes para o novo Plano Nacional de Educação.
A II Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014) estruturar-se-á de maneira a garantir o aprofundamento das discussões de forma democrática e participativa, palestras, mesas de interesse, plenárias de eixos e demais atividades, incluindo a plenária final, que procederá à aprovação das deliberações da Conferência. O Documento-Referência tem por base as deliberações da CONAE/2010, tendo sido aprovado pelo Fórum Nacional de Educação para ser amplamente debatido nas conferências livres, municipais, intermunicipais, distrital e estaduais.
As discussões que foram realizadas nas conferências prévias (CONAE NA ESCOLA), foram sintetizadas em emendas e/ou propostas após o estudo e debate do Documento-Referência. O CONAE NA ESCOLA foi realizado em todos os municípios do Brasil no dia 24 de abril de 2013. Foi um evento em que mobilizou a Educação Nacional, envolvendo os profissionais da educação, os pais, alunos e a comunidade em geral para discutir, analisar e, propor novas emendas para o Documento-Referência.
No município de Sangão, as Unidades Escolares da Rede Municipal reuniram-se no Núcleo de Ensino Fundamental João Manoel de Souza no bairro Campo do Sangão, para discutir o Documento-Referência, este é composto por sete eixos, sendo que foram escolhidos dois eixos para serem analisados na CONAE NA ESCOLA.
A Educação Infantil discutiu e/ou analisou o EIXO IV – Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem. E, o Ensino Fundamental I e II discutiram e/ou analisaram o EIXO VI Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
O CONAE NA ESCOLA na rede municipal de ensino teve uma média de 150 pessoas envolvidas, sendo os profissionais da educação, pais, alunos e comunidade em geral, e foram elaboradas três propostas para o Eixo IV: Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem, e, cinco propostas para o Eixo VI: Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
O Documento Final da CONAE/2010, resultado da construção coletiva desencadeada pela decisão política de submeter ao debate social a instituição do Sistema Nacional de Educação, que assegurasse a articulação entre os entes federados e os setores da sociedade civil, apresentou diretrizes, metas e ações, na perspectiva da democratização, da universalização, da qualidade, da inclusão, da igualdade e da diversidade e se constituiu em marco histórico para a educação brasileira na contemporaneidade, deliberando as bases e diretrizes para o novo Plano Nacional de Educação.
A II Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014) estruturar-se-á de maneira a garantir o aprofundamento das discussões de forma democrática e participativa, palestras, mesas de interesse, plenárias de eixos e demais atividades, incluindo a plenária final, que procederá à aprovação das deliberações da Conferência. O Documento-Referência tem por base as deliberações da CONAE/2010, tendo sido aprovado pelo Fórum Nacional de Educação para ser amplamente debatido nas conferências livres, municipais, intermunicipais, distrital e estaduais.
As discussões que foram realizadas nas conferências prévias (CONAE NA ESCOLA), foram sintetizadas em emendas e/ou propostas após o estudo e debate do Documento-Referência. O CONAE NA ESCOLA foi realizado em todos os municípios do Brasil no dia 24 de abril de 2013. Foi um evento em que mobilizou a Educação Nacional, envolvendo os profissionais da educação, os pais, alunos e a comunidade em geral para discutir, analisar e, propor novas emendas para o Documento-Referência.
No município de Sangão, as Unidades Escolares da Rede Municipal reuniram-se no Núcleo de Ensino Fundamental João Manoel de Souza no bairro Campo do Sangão, para discutir o Documento-Referência, este é composto por sete eixos, sendo que foram escolhidos dois eixos para serem analisados na CONAE NA ESCOLA.
A Educação Infantil discutiu e/ou analisou o EIXO IV – Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem. E, o Ensino Fundamental I e II discutiram e/ou analisaram o EIXO VI Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
O CONAE NA ESCOLA na rede municipal de ensino teve uma média de 150 pessoas envolvidas, sendo os profissionais da educação, pais, alunos e comunidade em geral, e foram elaboradas três propostas para o Eixo IV: Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem, e, cinco propostas para o Eixo VI: Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.