SOCIEDADE RECREATIVA 27 DE SETEMBRO

SOCIEDADE RECREATIVA 27 DE SETEMBRO
Fundada em 27-9-1923
SANGÃO-SC

A tradicional Sociedade Recreativa 27 de Setembro que completou seus 90 anos de fundação é uma das mais antigas e tradicionais sociedades, ultrapassa mais um grande obstá-lo rumo à sua restauração. Em meados de 2004, fora surpreendida por uma ação de usucapião. Após ter suas atividades cessadas temporariamente, teve seu espaço cedido a um de seus sócios de forma de comodato, sendo que este, depois de alguns anos, acabou protocolando uma ação requerendo o imóvel para si.
Alguns sócios e filhos de sócios, após tomarem conhecimento da referida ação, organizaram-se e no dia 18 de junho de 2004, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Sangão, elegeram uma nova diretoria, a fim de contestar a ação na qual tramitava junto ao Fórum da Comarca de Jaguaruna. A diretoria contou com o apoio irrestrito do Advogado Marlon Silvano Vieira e do Engenheiro Fábio Goulart dos Santos, os quais voluntariamente passaram a assessorar toda a diretoria para contestar a ação e juntos elaboraram um projeto a fim de restaurar o imóvel que fora fundado em 27-9-1923.
Em primeiro plano, o foco dos trabalhos era defender-se do referido processo, que perdurou por vários anos, quando então, em sentença proferida pelo Juiz desta Comarca, fora confirmado que a sede realmente pertencia à sociedade. De posse da sentença, a diretoria já se preparava para partir para a segunda parte: RESTAURAR o imóvel e entregá-lo à comunidade do mesmo jeito em que foi concebido em 1923. Mas, para a surpresa de todos, a parte que propôs a ação recorreu da sentença ao Tribunal de Justiça em Florianópolis, onde mais uma vez, por vários anos, ficamos no aguardo para o julgamento do mérito. Para alegria de todos, a sentença foi confirmada pelos desembargadores, dizendo que o imóvel realmente pertencia à Sociedade Recreativa 27 de Setembro.
Com os desenrolar dos fatos, toda a comunidade foi se envolvendo na campanha em rumo à restauração, e foram publicadas várias campanhas publicitárias, dentro elas a seguinte: "Sociedade Recreativa 27 de Setembro- adotamos essa idéia e retomamos o que é nosso.
Mesmo com a vitória nos tribunais, os trabalhos ainda não acabaram. A diretoria passou agora para um dos passos mais complexos, que é o levantamento cadastral e o Projeto Arquitetônico, e, para isso, buscou junto à cidade de Laguna uma empresa especializada em elaborar e executar projetos exclusivos de restauração de prédios históricos, a Construtora Pérgola, que é dirigida pelo Arquiteto Dagoberto Martins. Para contratação desta empresa, viabilizamos o projeto de restauração e tivemos que buscar junto à Prefeitura Municipal de Sangão uma parceria a fim de que o trabalho ganhasse força.
Como o caminho ainda era árduo, tivemos que buscar junto ao poder público municipal o Decreto no. 35-13, em que a Sociedade passou a ser reconhecida como patrimônio histórico do município de Sangão.
Paralelamente a todos esses entraves, no início de 2011, buscamos judicialmente a Escritura Pública do Imóvel da Sociedade, e mais uma vez mais uma ação judicial foi proferida pelo setor jurídico da sociedade, onde no último dia, 17/09, o Excelentíssimo Senhor Juiz desta Comarca em sentença determinou que fosse assentada a tão sonhada escritura pública do referido imóvel.
Agora com toda documentação para a RESTAURAÇÃO do imóvel, escritura, projetos de restauro e estatutos, a diretoria juntamente ao poder público municipal buscarão recursos para a execução da obra.