Pedágio educativo conscientiza população sobre riscos do cigarro

No dia 31 de maio foi celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1987. Em Sangão, para fazer alusão a data, foi realizado um pedágio educativo, na sexta-feira (30/05), nas proximidades da Delegacia de Polícia Civil do Município (Rodovia SC 443, Km 02).

O pedágio contou com o apoio da Secretaria de Agricultura, que doou as mudas nativas, do Programa Envelhecer Saudável, das profissionais dos ESFs, da Secretaria de Saúde, Polícia Militar e Polícia Civil, sendo que as duas últimas auxiliaram no controle do trânsito enquanto a iniciativa era desenvolvida. O objetivo era trocar mudas de árvores por cigarros e alertar os transeuntes dos riscos de fumar.

Segundo o Coordenador Municipal do Programa Cessação do Tabagismo e outros fatores de risco de câncer Luciano Claudino Passarella, o trabalho educativo foi voltado a conscientização dos cidadãos: “Nosso objetivo é a conscientização da população em relação aos malefícios que o fumo causa, tanto ao fumante passivo quanto ativo”.

Ainda, Luciano lembrou que há tratamento para quem deseja parar de fumar nas Unidades de Saúde locais: “No âmbito da saúde do município, há tratamento para quem deseja parar com o cigarro. Em todas as unidades de saúde existem profissionais para auxiliar nesta tarefa”.