Serviço de Convivência oferece aulas a menores carentes
Aulas de violão, jiu-jitsu, teclado, artes e canto funcionam em uma sala no CRAS de Morro Grande, que foi inaugurada pelo Prefeito Castilho quarta-feira (04)
Em Sangão, com o objetivo de viabilizar trocas culturais e incentivar o convívio familiar e comunitário, o Prefeito Castilho Silvano Vieira, a Secretária de Desenvolvimento Social Josiane Pereira Dias, o Presidente do Legislativo Ezelir Felisberto Cardoso e a Psicóloga Maria Aparecida inauguraram, na quarta-feira (04), uma sala anexa ao CRAS de Morro Grande, onde funcionará o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de seis até quinze anos.
Este serviço de convivência oferece aos participantes aulas de Artes, Técnica Vogal (canto), Violão, Teclado e Jiu-Jitsu. As aulas são de segunda-feira a sexta-feira no período matutino e vespertino e complementa as ações da família e da comunidade na proteção e desenvolvimento das crianças e adolescentes, assegurando espaços de referência para o convívio grupal e o desenvolvimento de relações de solidariedade e respeito mútuo.
Entre os que participam das aulas, estão os menores encaminhados pelo Serviço de Proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos ou pela proteção social especial, os que foram retirados do trabalho infantil, os que foram reconduzidos ao convívio familiar após medida protetiva de acolhimento. Além disso, participam dos encontros crianças e adolescentes com deficiência, aquelas cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda, aquelas das quais sua família tem precário acesso a renda e a serviços públicos, bem como com dificuldades para se manter.
A Psicóloga do CRAS Maria Aparecida ressaltou que o serviço procura despertar o prazer de adquirir conhecimento: “Buscamos transmitir conhecimentos específicos, desenvolver valores e atitudes à sociabilidade, estimular o potencial cognitivo, valorizar a capacidade e habilidades dos alunos, além de despertar o prazer de adquirir conhecimento, internalizando-os de forma agradável e intensa”.
Segundo a Secretária Josiane, o serviço é uma forma de propiciar auxílio aos menores que mais necessitam: “O objetivo é manter o auxílio as crianças e adolescentes, com acesso a elementos da cultura, promovendo a reflexão, estimulando a criatividade e a socialização”. Já o Presidente do Legislativo Ezelir declarou que estimular o contato dos participantes com aulas como as oferecidas é projetar um futuro melhor, com mais oportunidades.
Por fim, o Prefeito Castilho declarou que o executivo dará todo o apoio necessário para que a iniciativa possa render frutos e parabenizou todos os que conduzem as atividades das oficinas: “Quando essas crianças e adolescentes tem aulas de artes, de canto, de violão, de teclado ou Jiu-Jitsu, elas não estão a mercê das ruas e nem desprotegidas. Por isso, iniciativas como essa que oferecemos em nosso município tem o nosso irrestrito apoio. Ainda, tenho que parabenizar os professores e todos os envolvidos, pois, sem eles, as atividades não seriam tão dinâmicas e organizadas”.
ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE SANGÃO