Censo Escolar 2014 é tema de encontro entre profissionais da educação

A Secretaria de Educação e Cultura de Sangão promoveu quarta-feira (04), na Biblioteca Municipal Benevenuto João Tavares, a Capacitação sobre o Censo Escolar 2014 para as assistentes de Educação, assistentes Pedagógicos e agentes administrativos das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino. Participam da capacitação as profissionais Simara Estevam Eduardo da Silva, Mirela Formentin Pires, Juliele Pacheco Luiz e Janilda dos Santos de Souza.

A Coordenadora do Censo no município Deise Formentin fez o repasse das informações sobre o sistema Educacenso na prática e citou o que precisa ser feito durante o período que inicia agora em junho com prazo de término em 30 de julho. O período compreende a atenção quanto ao preenchimento das informações que envolvem essa atividade e os reflexos dela para a melhoria na qualidade do ensino.

O Censo Escolar é a ferramenta que o Ministério da Educação e o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) tem como base para o repasse dos recursos aos Estados e Municípios dos programas de alimentação escolar, transporte escolar, Programa Dinheiro Direto na Escola, entre outros.

Deise afirmou que esse procedimento de repasse de informações via sistema do Educacenso é de fundamental importância, devendo ser tratado com a seriedade e responsabilidade, lembrando que, para iniciar o sistema, o técnico responsável tem que aceitar um termo de compromisso, responsabilizando-se pelo repasse fiel das informações e da realidade escolar das unidades as quais está vinculado.

Ainda, segundo a coordenadora, essa capacitação se faz necessária para descentralizar a atividade que antes ficava restrita apenas a coordenadoria na secretaria de educação, que atuou nesse processo de preenchimento das informações do Censo Escolar desde 2002. “Agora as escolas terão a responsabilidade de informar corretamente toda a realidade escolar” completou.