Convênio para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico é assinado

O Prefeito Castilho Silvano Vieira participou, na quarta-feira (25), de um evento na cidade de Criciúma. No ato, o chefe do executivo assinou um convênio com a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) e a UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense) para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Sangão. Os estudos serão executados pela equipe do IPAT (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas), ligados a Universidade.

Além de ser requisito para que o município solicite recursos junto ao Governo para uma série de investimentos, a Lei Federal 11.445/2007 (que rege as diretrizes do Saneamento Básico) prevê a obrigatoriedade da elaboração do plano. Desta forma, serão realizadas pela equipe IPAT/UNESC audiências públicas e a mobilização inclui a divulgação dos estudos e discussão dos problemas, alternativas e soluções relativas ao Saneamento Básico com os moradores. Para a realização do plano, a equipe conta com mais de quarenta profissionais, entre engenheiros, geólogos, arquitetos, economistas, advogados, entre outros.

Segundo o Prefeito Castilho, a assinatura do convênio para Sangão foi o ponto de partida para os investimentos em Saneamento Básico: “Sem esse plano, não teríamos como buscar recursos. Assim, creio que demos o primeiro passo para angariar investimentos e, com a ajuda da sociedade, procurar diminuir drasticamente o déficit de saneamento básico em nosso município”.