Diretrizes Curriculares da Educação Básica e Infantil são discutidas

Na sexta-feira (27 de junho) ocorreu na Câmara de Vereadores de Sangão, um encontro entre a Secretária de Educação e Cultura Silviane Silvano Goulart com as diretoras e assistentes da Rede Municipal de ensino.

Na oportunidade, o objetivo foi tratar da criação das Diretrizes Curriculares Municipais da Educação Básica e Infantil. Assim, os presentes discorreram acerca de sua articulação, bem como traçaram metas, prazos e formaram as equipes responsáveis pelo início da criação.

As Diretrizes Curriculares Municipais de Educação baseiam-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais e tratam-se, nesta senda, de normas obrigatórias para a educação que, por sua vez, orientam o planejamento curricular das escolas e o sistema de ensino, por exemplo.

O documento a nível nacional também considera a questão da autonomia de cada escola, incentivando as instituições a montar o seu currículo, com as competências explicitadas pelas diretrizes curriculares, considerando o tipo de pessoa atendida, a região em que está situada e outros aspectos locais relevantes.

Segundo a Secretária Silviane, a ideia é que a construção coletiva com a equipe de criação possa contribuir para enriquecer o aprendizado e tornar prazerosa a convivência nas escolas locais.