Comemoração ao Dia da Árvore

Passeios com o trenzinho “Maria Sem Fumaça” até uma trilha ecológica, além da entrega de mudas, marcaram a data

O dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro, em alusão ao início da primavera no Hemisfério Sul. Para comemorar a data, a Prefeitura Municipal de Sangão, através do IMASA (Instituto do Meio Ambiente de Sangão), promoveu passeios com o Trenzinho “Maria sem Fumaça” até uma Trilha Ecológica com algumas escolas do município.

Desta forma, na segunda-feira (22), o Núcleo de Ensino Fundamental Ângelo Antônio Felisberto, com alunos da 4º01 e 2º02 participaram das atividades. Na terça-feira (23), foi a vez do Núcleo de Ensino Fundamental João Manoel de Souza, com crianças da 3º01 e 3º02. Na quarta-feira (24), as atividades foram com as crianças do Núcleo de Ensino Fundamental João Inocêncio de Aguiar. Os passeios ocorreram nos períodos matutino e vespertino, contaram com a presença das técnicas do IMASA Sheyla Serafim e Karina Patricio Francisco e o trenzinho foi conduzido pelo Prefeito Castilho Silvano Vieira. Porém, no primeiro dia, pela manhã, o passeio foi acompanhado pelo técnico da EPAGRI Natalício Nandi, pelo técnico da Secretaria de Agricultura Marco Antonio Remor e pelo Diretor do Meio Ambiente Valdeci Serafim.

Ao chegar à trilha, a técnica Karina explicou aos presentes a origem dos nomes de muitas árvores do local, bem como características da mata nativa, nome científico das espécies do espaço e participação de diversos animais, como pássaros e insetos, no controle da biodiversidade e preservação da mata. Os participantes também coletaram sementes de Cedro, uma árvore nobre e famosa no Brasil.

Segundo as técnicas do IMASA, a intenção é continuar as visitas a trilha com as demais escolas: “Os alunos adoraram esta trilha e sua rica beleza. Por isso, nossa intenção é organizar mais passeios com as outras escolas, para mostrar o quanto nosso município é rico em belezas naturais”.

Para o Prefeito Castilho, ser o condutor do trenzinho na oportunidade foi gratificante: “Só de ver o sorriso destas crianças com o passeio, valeu a pena tê-las conduzido até a trilha e participado das atividades. Foi um belo aprendizado e as organizadoras estão de parabéns!”.

Ainda, durante a semana, foi feito a entrega de mudas para as escolas e creches municipais com o intuito de realizar o plantio dentro do ambiente escolar, com a ideia primária de conscientizar os alunos sobre a importância do plantio e da preservação do Meio Ambiente.