EPAGRI realiza reunião com rizicultores

Na quarta-feira (25), a Epagri de Sangão realizou uma reunião com os produtores de arroz irrigado do município. A reunião foi realizada na Câmara de Vereadores e contou a presença dos Engenheiros Agrônomos José Cirilo Calegaro, da Epagri de Tubarão, Natalício Nandi, da Epagri de Sangão, Marco Antônio Remor da Prefeitura Municipal. Também marcaram presença o Secretário de Agricultura Vandoni Soratto e o Presidente da Câmara, Eladio Oscar da Silva.

Foram apresentados os resultados das Unidades de Observação, implementadas pela Epagri, nas regiões produtoras de Santa Catarina, onde os produtores puderam observar o desempenho de muitas cultivares, já conhecidas e recomendadas e outras novas que poderão ser recomendadas no futuro. O desempenho leva em conta produtividade, resistência a doenças e adequação ao sistema de plantio em solo seco ou no sistema pré-germinado. Também foi tratado sobre fertilidade, análise e correção do solo, enfatizando-se o benefício do Programa de Calcário, onde o Governo do Estado doa o calcário e o produtor só paga o frete. Foi apresentada a nova Legislação Ambiental e o CAR – Cadastro Ambiental Rural, que todas as propriedades rurais devem fazer.  Os produtores puderam tirar muitas dúvidas a respeito da aplicabilidade da nova legislação em suas atividades.

Em Sangão, na safra 2014/15, estão sendo cultivados 715 hectares de arroz por 18 produtores, sendo 10 residentes no município. A colheita está sendo iniciada e deverá se estender até final de Abril.

Colaboração: EPAGRI Sangão