Município na luta contra a Tuberculose
O Dia 24 de março é marcado pelo Dia Mundial de Tuberculose. A campanha é um alerta para que a população fique atenta aos sintomas para o diagnóstico precoce da doença, além de ser um dia para reforçar também as orientações e as formas de prevenção.
Todos os Postos de Saúde do município de Sangão se mantêm com as portas abertas para que as pessoas possam tirar dúvidas e esclarecimentos sobre a tuberculose, além da realização de exame para o diagnóstico preciso. O exame para detectar a tuberculose é simples e pode ser feito diariamente na unidade básica de saúde. O resultado da análise sai em aproximadamente em 7 a 10 dias e, se detectada a doença, o tratamento é gratuito.
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch”. É uma doença contagiosa e que atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do nosso corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges. A transmissão da doença é direta, de pessoa para pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo.
É importante que as pessoas fiquem atentas aos sintomas:
Os sinais e sintomas mais frequentes são:
– Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;
– Cansaço excessivo e prostração;
– Febre baixa, geralmente no período da tarde;
– Suor noturno;
– Falta de apetite;
– Emagrecimento acentuado;
– Rouquidão.
Colaboração: Secretaria Municipal de Saúde de Sangão/Vigilância Epidemiológica
ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE SANGÃO