Caminhos da História: 4º Capítulo – O presente

Caminhos da História – Sangão/SC

Capítulo IV – O presente

Sangão, atualmente, encontra-se em franco desenvolvimento. Depois de sua emancipação, em 1992, o município avançou em muitas áreas e melhorou a vida da população.

Primeiramente, a indústria conseguiu um bom desenvolvimento. A Hipper Freios figura, neste ponto, como uma empresa nacionalmente conhecida e que tem sede no município. Da mesma forma, as grandes e as pequenas cerâmicas conduzem o parque industrial que gera empregos e movimenta a economia municipal.

Na educação e na saúde, a vida da população, ao longo dos 23 anos, deu um salto de qualidade. Ao todo, são quatorze escolas, entre Núcleos de Ensino Fundamental, Centros de Educação Infantil e creches espalhadas pelas comunidades. No que tange a saúde, são cinco postos de saúde ao longo do território (dois no Distrito de Morro Grande, um em Santa Apolônia, um em Água Boa e um na sede), com médicos e enfermeiras a disposição.

Na malha viária, o município ainda tem uma grande quantidade de estradas em chão batido. Porém, nestes anos pós-emancipação, foi possível asfaltar vias importantíssimas para o deslocamento da população. Como exemplo, cita-se o asfaltamento na comunidade de Santa Apolônia, na SC 443 (até a cidade de Morro da Fumaça), no Distrito de Morro Grande (até Balneário Campo Bom), bem como a via que liga o Distrito, atravessa a comunidade de Água Boa até o Aeroporto Regional Sul.

No meio ambiente, a criação do IMASA (Instituto de Meio Ambiente de Sangão) permitiu um maior cuidado com esta área. O objetivo do instituto é estabelecer um projeto que vise o menor impacto ao meio ambiente. O resultado dessa evolução, ao longo do tempo, será a visível melhoria na qualidade ambiental do município.

Na agricultura, o grande ponto forte do município é a cultivo da mandioca. Ao lado de outras culturas, como o arroz, é destaque pela qualidade. Além disso, todo o aparato da agricultura nas administrações municipais procurou ajudar os agricultores a ter uma crescente melhoria da produtividade com responsabilidade ambiental. Da mesma forma, o apoio a pecuária tem sido visível nestes anos, prova de que o munícipio tem evoluído neste quesito. Sangão é o maior produtor de farinha do Estado de Santa Catarina. Prova disto é que o município é sede da AIMSC (Associação das Indústrias Processadoras das Raízes de Mandioca do Estado de Santa Catarina).

Não podemos deixar de citar a evolução que teve Sangão no que tange a água tratada. Ainda há muito a fazer, mas os administradores procuraram se dedicar a este problema. Atualmente, grandes obras estão levando água às comunidades mais distantes.

Sangão fará 23 anos na próxima segunda-feira (30). E o atual presente do município conduz a um desenvolvimento latente. Cita-se, por exemplo, o Aeroporto Regional, que é em Jaguaruna, mas também trará progresso a esta terra. Por fim, o grande fio condutor deste desenvolvimento e progresso será a população sangãoense, por seu trabalho e dedicação que visam um município mais próspero e desenvolvido.

Nossa terra, nossa gente

Deise Formentin – Escritora e poetisa

Sangão, terra de muitas culturas

Raças, credos, tribos, estilos