E.E.B. Bernardo Schmitz: 60 anos de história
No fim de março, a Escola de Educação Básica Bernardo Schmitz, em Sangão, comemorou o seu aniversário de 60 anos de fundação. Para comemorar o evento, foi realizada a exposição “Viajando na História através da fotografia”, organizada pelas professoras Maria Ângela, Reginalda, Giane e Fabiana, com o apoio do professor Wolnei, que cedeu seu acervo particular de fotos. A noite de comemoração também contou com presença de ex-diretores e professores aposentados da comunidade.
Entre os presentes pelo aniversario, foi feita a reinauguração da gruta da escola, considerada patrimônio histórico da comunidade, com a fala da professora e ex-diretora da escola Terezinha de Jesus Serafim Fontana. Finalizando o acontecimento, o Padre Pedro de Oliveira e as Senhoras Verônica Eduardo e Maria das Dores Apolinário, ambos ex-funcionários e ex-alunos da escola, proferiram algumas palavras encerrando com uma benção especial. Na oportunidade, também foi feita a primeira Assembleia de Pais do ano letivo.
Histórico
Em 31 de março de 1955, foi criado na localidade de Sangão, município de Jaguaruna, um grupo escolar com a denominação de “Bernardo Schmitz” iniciando suas atividades com o curso elementar de 1ª a 4ª série, sendo a primeira Diretora a Sra. Jandira Ávila.
Atualmente a escola conta com aproximadamente 500 alunos regularmente matriculados e frequentando, e oferece desde os anos iniciais do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. Possui um quadro de 43 funcionários, sendo 04 serventes, 01 Assistente Técnico Pedagógico, 01 Assistente de Educação, 01 diretor, 01 assessor e 35 professores habilitados e está sob a direção da professora Suzana Simon França e do professor Adailton Salvalao, ambos efetivos e lotados na própria escola.
Fonte: E.E.B. Bernardo Schmitz