Fé em Cristo na procissão de Corpus Christi movimenta fiéis

Na quinta-feira (04), as Igrejas Católicas do Brasil celebraram a festa de Corpus Christi, tradição que movimenta muitos fiéis. Em Sangão, neste ano de 2015, a festa foi uma verdadeira demonstração de amor e fé em Cristo por parte dos cidadãos. Desde cedo, muitas pessoas se dedicaram à confecção dos tapetes para passagem da procissão.

As duas paróquias do município, Nossa Senhora do Bom Parto (Sangão Sede) e São João Batista (Distrito de Morro Grande) confeccionaram lindos tapetes que encantaram todos aqueles que acompanharam a procissão e as missas comandadas, respectivamente, pelo Padre Vanderlei Tezza e Padre Adelino de Souza.

Os tapetes da procissão de Sangão foram confeccionados por todos os paroquianos de Sangão, entre catequistas, CAEP, ministros, Cursilhistas e Jovens Soldados de Cristo. Os tradicionais tapetes continham figuras do cálice, Virgem Maria, cruz, Santo terço, entre outros. Foram montados com flores, farinha de milho, feijão, serragem, tinta, etc.

Segundo Gilmara Alano, integrante do Grupo Soldados de Cristo, “É uma data muito importante para nossa igreja, pois representa o Corpo de Cristo, no qual o povo de Deus se manifesta na presença real de Jesus no Sacramento da eucaristia, ou seja, é uma homenagem dos fiéis ao nosso Deus vivo. Eu, assim como o Grupo de Jovens, me senti muito feliz em participar. É uma satisfação sem tamanho saber que vamos fazer um tapete por onde o próprio Deus vivo vai passar”.

Em Morro Grande, as pessoas das comunidades, pastorais e moradores locais acordaram cedo para enfeitar as ruas e demostrar publicamente a sua fé. O trajeto foi de aproximadamente 1800 metros, saindo da Igreja Matriz e percorrendo as ruas do Distrito. Após a Santa Missa, que aconteceu às 15h, o povo saiu em uma grande procissão para retornar a igreja, onde receberam a bênção do Santíssimo Sacramento. Um grande número de fiéis compareceu a celebração na Paróquia de São João Batista. Segundo a assistente de educação Suzana Tibúrcio, “As pastorais, grupos de liturgia, jovens, ministros e outros envolvidos dividiram-se com o restante da comunidade e usaram os mais diversos produtos e técnicas com muita criatividade, união, companheirismo e fé. O corpo de cristo foi levado com muito respeito, adoração, devoção por um longo trajeto”.

A cidade ficou mais bonita com o colorido e com diversos temas religiosos, que fizeram todos os presentes refletirem, durante a caminhada, sobre o verdadeiro significado da celebração de Corpus Christi, que deixa um legado de fé e amor em Jesus Cristo.

 

Fotos: Abençoadas pessoas que auxiliaram enviando fotografias.

 

Texto: Fabrício Filho