Primeira Mostra de Ciências movimenta N.E.F. João Manoel de Souza

Nos períodos matutino e vespertino desta quarta-feira (10), aconteceu no Núcleo de Ensino Fundamental João Manoel de Souza, na localidade de Campo do Sangão, em Sangão, a Primeira Mostra de Ciências com alunos do 9º ano da instituição. As experiências foram realizadas tendo como base a disciplina de física. Além disso, alunos da Escola Bernardo Schmitz e a Secretária de Educação Silviane Silvano Goulart prestigiaram o acontecimento.

A mostra teve a iniciativa da Professora de Ciências, Silvana Simon, que trabalha há um ano na escola. Segundo Silvana, o resultado foi satisfatório: “Sempre trabalho essa parte prática de física com alunos do 9º ano. E gostei bastante do resultado, tanto pelo trabalho deles, pela explicação, com apenas 15 dias para se preparar. Em conjunto, ajudei a selecionar os temas, mas os alunos que construíram tudo, com muita criatividade”.

Para a aluna Keyth Pellenz, que teve como tema de seu trabalho a parte da física compreendida como mecânica, o objetivo foi criar algo do cotidiano: “Decidi fazer um projeto criando algo que lembra o nosso cotidiano. Isto é comum aqui em Sangão, com o processo hidráulico de máquinas, como foi o foco do meu trabalho. E a mostra foi muito bacana, porque uniu a nossa sala e recebemos outras escolas para mostrar nossas criações”. Já o aluno Diogo Silvano, em parceria com seu colega Pedro Vieira, focou seu trabalho na energia sustentável: “O nosso trabalho foca muito a energia sustentável, que é a energia eólica. Também é importante ressaltar que é um tema que tem muita importância, pois está em evidência. E a mostra foi boa porque mostramos aquilo que fizemos, sendo que foi um modo de aprender diferenciado”. Ambos afirmaram que esperam outras mostras, atestando o sucesso desta primeira edição.