Curso de geoprocessamento é ministrado no município

Dando sequência ao processo de reurbanização com planejamento, para que o município seja beneficiado em relação ao seu desenvolvimento e com a devida proteção ao meio ambiente local, técnicos da Prefeitura de Sangão começaram, na segunda-feira (06), um curso de extensão com o Professor de Geografia do IFSC – Campus Garopaba, João Henrique Quoos.

A iniciativa, que reuniu a Bióloga do IMASA, Camila Demo Adriano, o Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Agricultura, Marco Antônio Remor, a Engenheira Civil responsável pelo Departamento de Planejamento, Cristiani Simoni Serafin e o Engenheiro Agrimensor, Diego Demboski, é uma parceria da Prefeitura Municipal com o Instituto Federal de Santa Catarina.

“No Campus, há um curso de formação continuada intitulado Introdução ao Geoprocessamento. O Marco [Antônio Remor] se inscreveu e, ao trocarmos contato, ele abriu a possibilidade de serem realizadas atividades de geoprocessamento no município, como análises ambientais de drenagem, áreas de risco, mapas de relevo, entre outros, com base com dados na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável para todas as prefeituras”, explicou João. Ainda, o professor ressaltou que a realização da extensão se baseia numa troca entre a Prefeitura e o Instituto, de forma que ambos adquirem conhecimento.

Para a bióloga Camila, “o geoprocessamento é a base da ecologia de paisagem, que é uma área do meio ambiente que há muito tempo queremos trabalhar, mas ainda não tínhamos tido oportunidade”. O Engenheiro Marco, por sua vez, afirmou que “Na agricultura, o geoprocessamento tem um emprego vasto, inclusive com diferenciação de áreas cultivadas de diversas espécies, enfim. Tu consegue descobrir, por exemplo, que tipo de vegetação está sob a superfície do solo. É uma forma inclusive de nós preservamos os mananciais que, de certa forma, contribui para o progresso do município. Temos a sorte de ter o João ao nosso lado, pois ele possui muito conhecimento em aplicativos e programas que ajudam nós, técnicos do município, a trabalhar melhor.