Espaço de cidadania promove inclusão e integração social

O Centro de Referencia de Assistência Social/CRAS de Sangão tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares e comunitários das famílias cadastradas, incluindo-as em uma rede de serviços públicos. Além do atendimento individual, são desenvolvidas, a partir das demandas locais, ações coletivas e trabalho com grupos, através do Serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculos (SCFV) para idosos, crianças de 0 a 6 anos e jovens de 6 a 15 anos na sala anexa ao CRAS. Todos os Serviços oferecidos são acompanhados pela Psicóloga Maria Aparecida e Assistente Social, Elisete Pereira Nunes, e com apoio da Secretária Municipal e Desenvolvimento Social, Josiane Pereira Dias.

O SCFV para idosos consiste no desenvolvimento de atividades que contribuam com o processo de envelhecimento saudável, desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, com o fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social. As idosas reúnem-se semanalmente no CRAS, com a oficineira de artesanato Jamilia Duarte Felisberto.

O SCFV para crianças até 06 anos tem como foco o desenvolvimento de atividades com crianças, familiares e comunidade, para fortalecer vínculos e prevenir ocorrência de situações de exclusão social e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil. As famílias reúnem-se semanalmente no CRAS também com a oficineira de artesanato Jamilia.

O SCFV para jovens de 06 a 15 anos tem como principal objetivo viabilizar trocas culturais e de vivência entre pessoas, fortalecendo os vínculos familiares e sociais, incentivando a participação social, o convívio familiar e comunitário e trabalhando o desenvolvimento do sentimento de pertença e identidade. Hoje, o serviço oferece oficinas de Jiu Jitsu com Jonas Rebelo Boaventura, dança com Ariane Nicolau e projeto Latino americano, que trabalha teatro, lúdico, dança e cultura com Aline Pires Soares e Daniela Aparecida Teixeira Além dos oficineiros, as crianças e adolescentes são acompanhadas pela orientadora social Indianara da Rocha Heleodoro.