Parceria forma artesãs no município

Nas dependências do CRAS, no Distrito de Morro Grande, em Sangão, está sendo concluídos dois cursos, de Artesãos em Biojóias e Pintura em Tecido, através do PRONATEC. Os cursos estão sendo ministrados por profissionais do SENAR, e acontecem desde setembro de 2015, capacitando cerca de 30 mulheres.

Os cursos, basicamente, foram embasados em três módulos (empreendedorismo, prática em artesanato e empreendedorismo na prática) além do título sugestivo, de empreendedorismo. As participantes aprendem a prática do artesanato, mas também, em outro prisma, aprender a empreender aquilo que produzem, avaliando custos e objetivando uma renda alternativa.

Segundo as participantes Sirlei Lessa e Denise Silvano Vieira, o aprendizado foi intenso: “Para nós, o curso foi maravilhoso. Praticamos empreendedorismo e também a prática do artesanato e pintura. Nós queremos, de agora em diante, empreender feiras para produzir e ter uma fonte de renda alternativa ou até viver deste tipo de trabalho. Além disso, ressaltamos que nossos instrutores agregaram muito conhecimento, nos trazendo muito aprendizados intensos”.

Já o instrutor do SENAR nos módulos de empreendedorismo, Sady Ramos, afirmou: “O curso é bom e o resultado será positivo, principalmente para a comunidade, porque formamos efetivamente um grupo de artesãos. Se houver a parceria e o incentivo local, você verá um grupo de artesãos produzindo qualidade de vida pra eles e produzindo para o município também. Só peço que incentivem e não percam esse grupo de vista, fazendo com que possam se desenvolver ainda mais”.

Esta parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, através do CRAS com o governo federal/PRONATEC, segundo a secretária Josiane Pereira Dias e as técnicas do CRAS, Assistente Social Elisete e Psicóloga Maria Aparecida, “Acontecendo há alguns anos, e estes dois últimos cursos, realizados através do SENAR, vieram de forma muito positiva, pois além de capacitar nossas mulheres, tornando-as artesãs, capacitou-as para o empreendedorismo, nosso objetivo também, pois desta forma as mulheres do município saberão como colocar seus trabalhos no mercado, proporcionando uma nova renda familiar. Uma amostra deste trabalho acontecerá em uma feira planejada e programada pelas participantes dos cursos no dia 13 de fevereiro, em Morro Grande, onde todos estão convidados a participar e verificar os lindos trabalhos realizados por estas mulheres guerreiras”.