Educação Ambiental: Iniciativa de moradores faz a diferença no Morro Grande

A iniciativa de moradores sempre faz a diferença no meio ambiental da comunidade. Prova disso ocorreu nessa segunda-feira (08) na comunidade de Morro Grande, onde os moradores Celiane F. Tiburcio T. Bandeira e seu esposo Rommel Medeiros Torres Bandeira, com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura e o Instituto Municipal de Meio Ambiente de Sangão (IMASA), realizaram um plantio de mudas de espécies nativas e frutíferas na beira do rio que corta o distrito. Essa boa ação surgiu de um sonho da Celiane de melhorar a condição de uma área que relembra a sua casa de infância e não descansou enquanto não viu esse sonho concretizado.

A moradora está desde o ano passado fomentando a realização do plantio e após orientação da equipe técnica do IMASA e total apoio da Secretária de Educação Suzana Luiz Tibúrcio, iniciou seu trabalho com a ajuda do Sr. Gean, proprietário do Viveiro Canela, que auxiliou na escolha das mudas e no preparo das mesmas para o plantio, inclusive estando presente no dia da ação para auxiliar durante o plantio.

Todo o esforço resultou na linda ação que ocorreu na manhã dessa segunda-feira quando os alunos do Pré-escolar e ensino fundamental (4° e 5° anos) do Centro de Educação Municipal João Manoel de Souza, juntamente com suas professoras, assistentes e a diretora Cledilézia Cléria Alexandre realizaram o plantio de 150 mudas doadas pela moradora na área previamente preparada pela Prefeitura Municipal.

Prestigiaram o evento o prefeito Dalmir Carara Cândido, o vice-prefeito Valdeci Serafim, o Diretor Executivo de Meio Ambiente, Edeval Nercides, a Secretária de Educação e Cultura Suzana Tibúrcio e o Diretor da Intendência de Morro Grande, Alessandro Martins.

“Este é um sonho que está sendo realizado, e me comprometo a ajudar a cuidar desta área, até que todos da comunidade possam usufruir, assim como eu e toda minha família também poderemos usufruir de um espaço bonito, arejado e de lazer. Além de tudo isso, me preocupo com a conscientização, onde todos devem estar cientes e comprometidos com o meio em que vivem, e o que podemos deixar para as futuras gerações. Esse é a nossa herança: vida saudável e educação; valorizamos isso sempre!”, descreveu a moradora engajada na iniciativa Celiane.

 “Ações como essas, fomentam a sustentabilidade no Sangão, Brasil e no mundo e por isso devem ser apoiadas e multiplicadas. O IMASA e a PMS está a disposição para apoiar e incentivar todos que partilhem desses sonhos”, comentaram as técnicas do IMASA, Karina e Sheyla, responsáveis pela educação ambiental no município.

Fonte: ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE SANGÃO