Agricultores decidem as prioridades locais para o plano plurianual da EPAGRI
A Gerência Regional da Epagri de Tubarão definiu em consulta pública as ações que serão encaminhadas para elaboração do Plano Plurianual da Epagri para o próximo quadriênio (2018/2021). A reunião aconteceu na terça-feira (19), na Câmara de Vereadores em Sangão. Participaram da reunião agricultores e lideranças do setor agrícola do município. Devido sua importância e o grande interesse dos agricultores, a oficina durou três horas e meia, ou seja, das 19h às 22h30min, com um total de 26 participantes.
Inicialmente, houve uma apresentação da Epagri (missão, objetivos, estrutura no Estado) e tendência atual da agricultura familiar. Na sequência, os participantes dividiram-se em 2 grupos, sendo apresentadas, inicialmente duas questões e, após debates, surgiram sugestões para uma 3ª questão.
O próximo passo é a sistematização das informações criadas na reunião de consulta pública e o repasse das ideias para a direção estadual da Epagri, empresa vinculada a Secretária da Agricultura e da Pesca.
“Há uma preocupação dos agricultores com a preservação do meio ambiente. Igualmente sentem a importância do sucessor nas propriedades rurais”, afirmou o Agente Técnico da Regional da Epagri em Tubarão, Tovar Raul Werlang.
Segundo o Engenheiro Agrônomo Natalicio Marcon Nandi, “A Epagri como executora dos programas federais e estaduais promovem a assistência necessária para que eles agricultores continuem no campo”.
A reunião contou ainda com a participação técnica dos Engenheiros Agrônomos Emerson Ewald da Epagri de Jaguaruna e Marco Antônio Remor, da Secretaria Municipal de Agricultura de Sangão.
Fonte: Marco Antônio Remor