SANGÃO NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

A Prefeitura de Sangão juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde vai fazer a testagem  em massa para detecção da COVID-19 para população em geral. A previsão é de realizar mais de 5 mil testes rápidos.

Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), a testagem em massa da população é uma das maneiras mais eficazes de evitar a proliferação do novo coronavírus e reforçar o isolamento dos casos confirmados, evitando assim medidas mais restritivas no município.

A testagem será através de demanda espontânea, onde qualquer cidadão do município, que não apresenta sintomas gripais, poderá ter a chance de realizar o teste. “Esse modelo de testagem, que são os testes rápidos, tem como objetivo identificar a produção de anticorpos que são as proteínas produzidas pelo organismo de alguém que foi infectado pelo novo coronavírus”, afirma Karina Serafim Enfermeira da Vigilância Epidemiológica. A coleta consiste em capturar uma amostra do sangue do paciente e o resultado é apresentado de maneira ágil, demorando apenas 10 minutos.

Entretanto essa abordagem não é isento de falhas. “Anticorpos só começam a ser produzidos pelo organismo sete dias depois da infecção, caso o teste seja realizado antes disso, o resultado provavelmente virar negativo, mesmo que o paciente esteja infectado”, destaca a Secretária de Saúde Cheila Leonel Cascaes.

Para o Prefeito Dalmir Carara Cândido, os testes rápidos representam um grande reforço no enfrentamento da Covid-19 no município. “Aliada a todas as medidas adotadas até o momento, a testagem rápida é mais uma estratégia para frear a disseminação do vírus em nossa cidade. Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para proteger os Sangãoenses neste momento de pandemia”, afirma o Prefeito Dalmir.

A compra dos testes foi feita através do consórcio Cis-Amurel, com os recursos que vieram do governo federal com destinação ao combate do coronavírus.

O objetivo desta ação é identificar como o vírus está circulando em todos os locais do município e adotar medidas de prevenção contra a disseminação da doença. “Isso permite que o próprio município trace o perfil epidemiológico e promova ações de prevenção e controle da disseminação da doença, relata a coordenadora da atenção primária saúde”, Carina Garcia.

O Centro de testagem iniciará na próxima segunda-feira (10) e irá funcionar nas segundas, terças e quintas-feiras, das 08h00 até as 12h00 e das 13h30 até as 17h00 no módulo Esportivo José Antônio da Silva.

Para fazer o teste será necessário realizar o agendamento pelos telefones 3656 3544 ou 3656 3526, esses dois números também são WhatsApp.