Em uma semana de funcionamento, Centro de Testagem em Sangão realiza 380 testes de Covid-19
Em uma semana de funcionamento, Centro de Testagem em Sangão realiza 380 testes de Covid-19
Do total de testes realizados no Centro de Testagem em Sangão, 52 testes deram reagente ao coronavírus.
O grupo de trabalho que vem trabalhando no Centro de Testagem, montado no Módulo Esportivo José Antônio da Silva, elaborou algumas perguntas e respostas sobre as dúvidas mais comuns dos pacientes.
1 – O teste realizado diz se eu tive contato há alguns dias?
Não necessariamente. O teste indica que o indivíduo já entrou em contato com o vírus no passado, mas não define há quanto tempo. O exame demonstra que o contato pode ter ocorrido há 1 semana ou há 1 mês ou mais.
2 – O teste diz se estou transmitindo?
O teste não é capaz de fornecer tal informação.
3- É possível as pessoas do mesmo domicílio dar resultados diferentes?
Sim, é possível. Cada pessoa tem seu momento de contato com o vírus, infecção e produção de anticorpos, mesmo morando na mesma casa.
4 – Pra que fazer isolamento se não estou doente?
A pessoa infectada pelo coronavírus, mesmo sem apresentar sintomas, é contagiosa nas fases da infecção. Como o teste não é capaz dizer se a pessoa está com o vírus em seu corpo no momento, o isolamento é realizado por segurança.
7 dias após um teste reagente a pessoa pode manifestar ainda sintomas e assim evitará a transmissão. Isso é uma margem de segurança já que o distanciamento social não acontece, infelizmente, tão efetivamente e, economicamente “fechar tudo” é inviável.
5 – Porque fazer testagem em massa somente agora?
Testar “em massa” em período que a população não foi exposta não tem sentido e pode levar a população pensar que não existe o risco de contaminação e relaxar ainda mais no distanciamento social.
De março a julho algumas comunidades não tinham nenhum caso confirmado ainda. E também até então não estava disponível para compra grandes quantidades de testes.