Capacitação com culinária de frutos do mar

Na semana passada, um grupo de nove mulheres concluíram uma formação em culinária de frutos do mar, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, da Prefeitura de Sangão e que é uma parceria entre a Administração Municipal, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o SENAR. O curso é preparatório para o trabalho e capacita dentro de uma especialidade valorizada no mercado de alimentos prontos.

Durante dois dias inteiros, as novas cozinheiras de frutos do mar receberam informação, orientação e capacitação prática da instrutora e chef Ângela Maria Fernandes da Luz, que atua na formação de profissionais de culinária há nove anos. No certificado recebido pelas participantes do curso, foram incluídas todas as habilidades adquiridas durante a capacitação. “Esse curso capacita profissionais para atuar em restaurantes e lanchonetes, na medida em que elas saem daqui preparados para o mercado”, declarou a instrutora.

Cada uma das participantes recebeu certificado do SENAR e agora estão aptas para ocupar espaço no mercado de trabalho, ou mesmo para criar suas receitas e produzir produtos diversos, como um saboroso patê de mariscos que foi um dos trabalhos realizados pelas participantes, durante o curso.

De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social, Edione Ramos de Luca, esse é um dos cursos que serão oferecidos ao longo deste ano, para levar oportunidades às pessoas do município.

A Primeira Dama, Analu de Souza Vieira, que esteve presente com as participantes, durante o treinamento testemunhou o quanto foi proveitosa a capacitação. “Foi um treinamento prático. As participantes puderam ver como se faz e fizeram juntas, cada passo da preparação dos pratos. Sem dúvidas muito proveitoso”, destacou Analu.

No último dia do curso, foi elaborado um almoço com todos os pratos ensinados durante o curso. O prefeito Castilho Silvano Vieira foi um dos convidados para atestar o quanto as participantes aprenderam. “Olha a gente fica feliz quando podemos ajudar as pessoas a melhorar de vida. Porque com um curso desses elas podem construir uma renda melhor. Quero dizer que os pratos ficaram deliciosos e quero pedir a cada uma das participantes que não parem por aí. Que busquem mais cursos, aprendam ainda mais e assim um dia possam ser donas do seu próprio negócio. Essa tem de ser a nossa função. Estimular as pessoas a quererem crescer e conquistar uma vida melhor”, declarou.