ESTAÇÃO CULTURAL RECEBE PRIMEIRA DOAÇÃO PARA SEU ACERVO

Nesta terça-feira (08) a Diretora de Cultura, da Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Turismo, Deise Formentin recebeu uma primeira doação para o acervo do espaço cultural que abrigará as peças que reúnem momentos históricos do município. Uma máquina de escrever, peça que há anos não tem mais utilidade, mas que foi o meio pelo qual eram produzidos documentos, trabalhos, registros e tudo que necessitasse da escrita.

A doação foi feita por Rosilda Rosalina Vieira, que atua como assistente pedagógica, aqui mesmo em Sangão. Trata-se de uma máquina de escrever da marca Olivetti série LINEA 98, que foi fabricada no ano de 1978. Durante décadas as máquinas de escrever foram utilizadas, até o advento dos computadores e seus teclados.

A diretora Deise Formentin, disse que outros elementos históricos, como fotos e documentos também são materiais que podem ser doados. “Desejamos organizar elementos históricos que possam contar a nossa história, as fotos e documentos poderão ser reproduzidos, nos casos em que as pessoas não queiram se desfazer do bem, por alguma razão sentimental. Faremos a reprodução e devolveremos os originais. O que importa é a história ser preservada e assim possamos relatar a vida em nossa comunidade, ao longo do tempo”, destacou.

Todo esse acervo será destinado à Estação Cultural, espaço que vai ocupar a antiga estação ferroviária, no Distrito de Morro Grande, que está sendo restaurada para receber tudo.