Unidade de observação de perda de solo é implantada em Sangão

Unidade de observação de perda de solo é implantada em Sangão

 

Neste dia 19, foi implantada na propriedade do senhor Jorge Nereu Patrício, uma unidade de observação de perda de solo. A etapa inicial do projeto consiste em dividir três áreas de 170 m ² cada, onde que cada um destes espaços terá preparado o manejo de solo diferenciado.
O objetivo principal de estudo da unidade é a avaliação da perda de solo a partir de diferentes manejos sendo assim pré-estabelecidos como: na área 01, será utilizado o plantio direto na palha; na área 02, o plantio convencional realizado tradicionalmente pelo produtor; na área 03, será o plantio convencional com utilização de cordão de vegetal.
As terras, fruto da erosão, serão alojadas em valas e, posteriormente, mensuradas. Estima-se que no município de Sangão as perdas de solo em anos chuvosos ultrapassem a marca de 50 ton/Eq safra.
Esta pesquisa é fruto de uma parceria entre Secretaria Municipal de Agricultura de Sangão, Estação de Pesquisa da EPAGRI e EMBRAPA. Futuramente pretende-se mostrar o resultado da pesquisa aos agricultores, mostrando os índices de perda de solo provocados pelo plantio tradicional.

 

 


Fonte: Secretaria de Agricultura