Condições precárias de trafegabilidade na SC 443

A SC 443 que corta o município de Sangão e o trajeto que liga a BR 101 ao centro está em estado deplorável devido às chuvas e também ao grande movimento de veículos pesados. O Deinfra já realizou diversas operações de tapa buraco, mas a medida é paliativa e em poucos meses os buracos estão de volta. "Faz uns dois meses que eles vieram aqui e tamparam os buracos, mas não adianta, tem que fazer uma recuperação boa na estrada", destaca o comerciante Adilson Luiz da Silva.
É comum para quem mora próximo à rodovia ou para quem tem comércio, presenciar acidentes, é o caso de Giovani Freccia que tem um escritório de despachante às margens da rodovia. "A gente já presenciou vários acidentes aqui na SC, a maioria é de motoristas tentando desviar dos buracos, caso de um motoqueiro outro dia, acidente em que o motorista se machucou seriamente".
De acordo com o secretário regional de Tubarão, Jairo Cascaes, já foi feito um levantamento do custo para a realização do recapeamento de 2 km da rodovia, justamente para a parte mais crítica da SC. A obra está orçada em R$ 400 mil. "Já temos o levantamento feito e agora dependemos apenas na liberação do Deinfra para que possamos licitar a obra", destacou o secretário.
Além do recapeamento, a comunidade também pede a instalação de uma lombada eletrônica para que a velocidade na rodovia seja controlada, evitando assim maiores riscos de acidentes.

A Associação Comercial, Industrial e Rural de Jaguaruna e Sangão na tarde da última quarta-feira realizou uma reunião com autoridades de Sangão e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Regional. O objetivo do encontro foi de procurar alternativas para melhorar as condições de trafegabilidade na SC 443.
Em decorrência da reunião, na manhã seguinte, quinta-feira, funcionários do Deinfra estavam realizando mais uma operação tapa buraco na rodovia, no trajeto entre a BR 101 e o centro de Sangão.

Fonte:Redação Folha Regional
Foto:  Acirj