A IMPORTÂNCIA DA CULTURA DA MANDIOCA NO MUNICÍPIO DE SANGÃO

História:
O cultivo de mandioca no município se confunde com a própria história da fundação da comunidade de Sangão. O primeiro habitante do Município foi o Sr. Manoel Francisco da Silva, natural de Aratingaúba, Município de Imaruí. Veio com sua família ao final do século XIX para trabalhar na agricultura, cultivando principalmente mandioca. Posteriormente outros colonizadores, também de Imaruí, aqui se instalaram e, igualmente cultivavam a cultura.
Clima e solo de Sangão:
Segundo o Engenheiro Agrônomo da Prefeitura Municipal de Sangão Senhor Marco Antonio Remor, não é por acaso que o Município é o maior produtor de Mandioca do Estado de Santa Catarina. Com suas estações do ano bem definidas, solo bem drenado areno-argiloso, seu relevo suave ondulado, combinada à baixa pluviosidade da região, faz do local um dos melhores para o cultivo do País.
Para um bom desenvolvimento da cultura é preciso que os fatores "temperatura e umidade" sejam amenos, com um índice pluviométrico em torno de 1.200 mm/ano, com maiores precipitações entre os meses de junho à setembro e o menor índice entre os meses de dezembro à março, situação que ocorre em Sangão.
Situação atual do cultivo no Município:
Hoje, o cultivo de mandioca destaca-se na agricultura do Município de Sangão pela histórica identidade e importância sócio-econômica junto a mais de 300 famílias que produzem as raízes. Sangão possui 1.750 hectares de terras cultivados com a cultura, com uma produtividade média de 20 toneladas / hectare. Destas 35.000 toneladas de raízes produzidas, a maior parte fica no município para manter a indústria farinheira, tradicionalíssima na região de Sangão. O município de Sangão já teve na década de 80 mais de 20 engenhos em operação. Atualmente conta com 10 engenhos de farinha. Para o Prefeito de Sangão Sr. Castilho Silvano Vieira, "a agricultura familiar precisa do apoio do poder público para diminuir os riscos da atividade, uma vez que a lavoura de mandioca é uma das principais fontes de renda e manutenção familiar, representando um dos maiores setores econômicos do município". Para o Sr. Vandoni Sorato, atual Secretário Municipal da Agricultura, o bom resultado da lavoura depende além do esforço do próprio produtor, também da assistência técnica, um corpo técnico que constantemente faz divulgação de modernas tecnologias como o plantio direto na palha e a introdução e novas variedades, além das máquinas e implementos agrícolas a disposição dos lavradores.