PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÁS DROGAS E A VIOLÊNCIA

O PROERD é desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares com os alunos do 5ºano do Ensino Fundamental – Séries Iniciais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver atividades de metodologia especialmente voltada para crianças e, adolescentes. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.
No ano de 2001, o PROERD foi implantado aqui em SANGÃO,desde então, já formou mais de 2700 alunos, aproximadamente 27% da população de Sangão.
No município de Sangão a décima terceira Turma de alunos PROERD, que é composta por 200 alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede pública completaram mais uma etapa neste primeiro semestre de 2013.Após quatro meses de curso as crianças receberam o certificado PROERD na quinta-feira (03) em uma solenidade realizada no Salão paroquial de Morro Grande/Sangão,que contou com a presença das autoridades municipais, Diretoras das escolas participantes e técnicos da secretaria de Educação que deram suporte para a realização do programa. Na ocasião os participantes do programa prestaram o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência.
O Programa oferece uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.As atividades foram ministradas por um policial militar fardado, o Sr. Adriano Souza De Luca que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propiciou um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.
Ao final do curso todos os alunos escreveram uma Redação sobre o tema "O QUE O PROERD ME ENSINOU". De todos os participantes obtiveram destaques as seguintes redações: a aluna Julia Roberta Vasconcelos da Escola de Educação Básica Bernardo Schmitz, aluna Rafaela Marcos de Souza da Escola de Educação Básica Mª Duarte Vasconcelos, o aluno Everton Vieira Pacheco, do Núcleo de Ensino Fundamental João Inocêncio de Aguiar, como reconhecimento ao esforço e dedicação dos referidos alunos estes receberam como o mascote do PROERD, um lindo leão.
A aluna Jenifer Salvalaio Duarte da Escola de Educação Básica Alice Julia Teixeira, o aluno Arilton Manoel de Souza do Núcleo de Ensino Fundamental João Manoel de Souza, a aluna Gabriela Alves Costa do Núcleo de Ensino Fundamental Ângelo Antonio Felisberto, como reconhecimento ao esforço e dedicação dos referidos alunos estes receberam como lembrança uma linda bicicleta.
Em nome dos Formandos do PROERD 2013, gostaríamos de agradecer de forma muito especial a todos os envolvidos, pela disponibilização dos recursos necessários para a realização desta formatura, a todos os nossos sinceros agradecimentos.