Projeto de Educação Ambiental

Atividades são desenvolvidas com crianças das escolas municipais e envolvem também atividades de biomonitoramento

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciências Biológicas da UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em parceria com o IMASA (Instituto de Meio Ambiente de Sangão) e Secretaria Municipal de Educação de Sangão, está desenvolvendo um projeto de extensão denominado “Educação Ambiental em Escolas Públicas Através da Avaliação da Poluição Atmosférica com o Uso de Bioindicadores”. O projeto, que acontece no município desde fevereiro de 2014, será realizado, inicialmente, até fevereiro de 2016.

Os trabalhos estão sendo desenvolvidos com crianças das escolas públicas municipais, envolvendo atividades de educação ambiental e de biomonitoramento (procedimento que utiliza espécies vegetais para avaliação da poluição do ar) com a flor “Coração-roxo”. As escolas foram selecionadas levando-se em conta sua localização e possível influência de fontes de poluição atmosférica. Sendo assim, no primeiro semestre, foram definidas as escolas e estruturada as atividades e, a partir do segundo semestre, iniciaram-se as atividades de educação ambiental nas escolas envolvidas.

As atividades realizadas em cada turma envolvem a apresentação do projeto, trazendo à importância da preservação do meio ambiente e efeitos da poluição sobre a saúde das pessoas, atividades práticas como o “Eco-jogo” para segundo, terceiro e quarto anos e o “Boneco-Ecológico” para Pré-escolares e primeiros anos. Na continuidade do projeto, serão cultivadas as flores bioindicadoras, plantadas em floreiras nos pátios das escolas e posteriormente as mesmas serão analisadas nos laboratórios especializados da UNESC. Além disto, será dada continuidade as atividades de educação ambiental até o segundo semestre de 2015.

O projeto está sendo executado pelas Bolsistas Extensionistas Brenda Luizi Daniel (Acadêmica de Engenharia Ambiental e Sanitária) e Marina de Oliveira Olivo (Acadêmica de Ciências Biológicas), bem como pela Coordenadora – Paula Tramontim Pavei (Professora do Curso de Eng. Ambiental e Sanitária) e as Professoras Pesquisadoras – Marta Valéria Guimarães De Souza Hoffman (Professora do Curso de Eng. Ambiental e Sanitária) e Mirian da Conceição Martins (Professora do Curso de Ciências Biológicas).