Participação no encontro para implantação do Sistema Municipal de Cultura

Os membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Sangão Cledilézia Cléria Alexandre, Deise Formentin, José Paulo Fernandes e Suzana Luiz Tibúrcio estiveram presentes no 1º Encontro de Implantação do Sistema Municipal de Cultura, promovido pela Associação dos Municípios da Região Lagunar (AMUREL) e pelo Colegiado de Gestores de Cultura da região, no dia 28/05, que contou com a participação de 40 pessoas, entre gestores de cultura, membros dos conselhos municipais e artistas da região.

O evento teve como objetivo principal discutir o Sistema Nacional de Cultura (SNC), Sistema Municipal de Cultura (SMC) e seus componentes e as principais dificuldades encontradas pelos gestores para a consolidação do SMC. O Representante da Regional Sul do Ministério da Cultura (MINC), Marcelo Leal D´Ávila, fez uma explanação sobre o Sistema Nacional de Cultura e quais procedimentos cada município deve fazer para efetuar sua adesão. Também falou sobre Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) e Vale-Cultura. Este encontro foi de fundamental importância para estreitar laços com os representantes do MINC, serviu também para orientar os municípios a dar início ao processo de organização do setor cultural, visto que em sua maioria as ações já acontecem, porém, de forma não planejada e tem-se a necessidade de desenvolver políticas públicas para a cultura, como em todos os demais setores.

Os municípios que estiverem organizados com suas leis e sistemas municipais instituídos, serão priorizados quanto ao repasse do recurso. A ideia inicial para a realização desse evento, junto ao colegiado de cultura, foi a de que os prefeitos deveriam estar presentes para entenderem melhor tudo o que o Ministério vem propondo com essas ações, visto que a maioria das secretarias de cultura está diretamente ligada a outras áreas como educação, esporte, turismo e não se tem dado a devida importância que a cultura tem e merece, como promotora de mudanças sociais e do desenvolvimento das cidades.