Justiça proíbe ferrovia de quebrar asfalto no município

No último dia 17 de julho, moradores da localidade de Garganta, em Sangão, se surpreenderam com funcionários da empresa Ferrovia Tereza Cristina danificando a camada asfáltica recém-aplicada, no trecho que liga a Rua Hercílio Antônio Pereira à Marginal Direita da BR101 (próximo ao viaduto da ferrovia).

Os funcionários da ferrovia tinham ordem para quebrar o asfalto e interditar parte da rua, sendo que moradores locais interviram e não permitiram que a estrada fosse interditada. Além disso, o Prefeito Castilho foi até o local e conseguiu evitar que a empresa executasse o serviço tendo em vista q não possuíam nenhuma autorização judicial para tanto. Os funcionários ainda avisaram q poderiam voltar a qualquer momento, pois a estrada estava dentro da faixa de domínio da ferrovia. Sentindo-se prejudicada, porque a medida iria afetar negativamente o trânsito de veículos e pedestres que são usuários da via, o município buscou o judiciário que deferiu medida liminar impedindo qualquer alteração na via publica por parte da ferrovia.

Na comunidade de Garganta, a pavimentação do trecho foi muito comemorada, pois facilita a vida dos habitantes locais, que deixam de sofrer com a poeira, buraco ou lodo bem como dos empresários, que viram sua produção ser escoada com maior facilidade.

Segundo o empresário Gilson, da Cerâmica Shop Telhas, em entrevista a TV UNISUL, foi rápido ao impedir que a Ferrovia quebrasse o asfalto: “Passei pela manhã aqui e estavam quebrando o asfalto. Liguei para todos os ceramistas e viemos todos ao local para impedir que eles quebrassem esse asfalto”. Ainda, Gilson comentou que o asfaltamento foi motivo de comemoração para a comunidade local: “Para nós foi uma grande conquista. Foi uma obra muito boa para comunidade e muito comemorada, já que no local há um grande movimento de carros e motos”.

Prefeito Municipal criticou atitude da Ferrovia

“Várias vezes o município procurou a Ferrovia para resolver o problema deste trecho, mas nunca fomos respaldados. Nunca nos comunicaram q não poderia ser feito. Agora, com alegação de preservar a segurança, eles, sem sequer nos chamar para tentar resolver o impasse, vêm e quebram o asfalto, que foi recém-terminado e motivo de festa na comunidade. Veja bem: a estrada existe desde antes da criação do município, simplesmente fizemos uma melhoria, nao aumentamos nem desviamos a estrada. Com o trânsito intenso do local, eles vão causar muitos transtornos aos nossos moradores. Nós ficamos tristes, pois foi um dinheiro público investido ali em beneficio da comunidade. A Ferrovia não traz nenhum beneficio para o nosso município e ainda toma esse tipo de atitude de forma unilateral impedindo a melhoria da infra estrutura comunidade que vive ou trabalha nas margens da ferrovia ”, desabafou o Prefeito Castilho.