Feira de Higiene é realizada no município

Nesta terça-feira (11), foi realizado, no Núcleo de Ensino Fundamental João Inocêncio de Aguiar, na comunidade de Areinha, em Sangão, uma feira de higiene do Programa Saúde na Escola (PSE), que mostrou às crianças a importância da higiene para melhorar suas condições de vida.

O Programa é uma política intersetorial da Saúde e da Educação, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino. Além disso, o PSE é uma estratégia para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas o qual compreende “ações de prevenção, promoção e atenção à saúde destes escolares”. Prevê também a aplicação de ações de avaliação em diversos níveis, como nutricional, oftalmológica, bucal e psicossocial, a detecção precoce da hipertensão, a promoção de alimentação saudável, orientações a respeito do uso de drogas, tabaco e álcool e sobre violência e ações de esclarecimento sobre sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis, entre outras.

È a primeira vez que o município de Sangão participa das ações do PSE e se decidiu iniciar pela UBS da Santa Apolônia, em virtude de ser a unidade com maior número de escolas vinculadas, já haver uma boa integração das equipes de saúde e educação e também onde há solicitações constantes da participação da equipe de saúde para o desenvolvimento de ações dentro da escola.

Para a Secretária de Saúde, Karina Serafim, o trabalho foi excelente: “Parabenizamos a equipe que se empenhou em realizar a feira e mostrou aos alunos o papel da saúde pública na prevenção, se aproximando deles. Excelente trabalho”.