Busca de novas tecnologias para o setor mandioqueiro

Estiveram reunidos na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em reunião realizada na sexta-feira (23), no auditório do Curso de Engenharia de Alimentos, o Engenheiro Agrônomo da Prefeitura Municipal, Marco Antônio Remor e o Secretário Municipal de Agricultura de Sangão, Vandoni Sorato, bem como o representante da AIMSC, Helton da Silva.

O objetivo foi montar uma estratégia de boas práticas de fabricação para a atividade de processamento de mandioca. Esta uniformização dos procedimentos dos engenhos de farinha é fundamental para obter a linha de crédito do SC RURAL. É um programa pelo qual os empreendedores da região de Sangão estão sendo contemplados para uma futura adequação sanitária-ambiental das respectivas empresas.

Na oportunidade, foi discutida com a professora doutora Edna Regina Amante, chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, uma lista de verificação das boas práticas de fabricação em estabelecimentos produtores de polvilho e farinha,que produzem, manipulam, transportam, armazenam e/ou comercializam alimentos. Tais procedimentos visam garantir que os alimentos produzidos tenham segurança e qualidade sanitária aos seus consumidores e, para atender a legislação sanitária federal em vigor, as Resoluções RDC ANVISA nº 275, de 21 de outubro de 2002 e RDC ANVISA nº 216/04 de 15 de setembro de 2004.