Secretaria de Agricultura no controle do mosquito borrachudo

A Secretaria Municipal de Agricultura de Sangão, através do Secretário Municipal Vandoni Soratto e do Engenheiro Agrônomo Marco Remor, comunicou, através de palestra realizada na segunda-feira (26), junto à comunidade da Chapada do Orvalho, Igreja Santa Luzia, a distribuição do larvicida biológico BTI (Bacillus Thuringiensis Israelensis), que será utilizado no controle de borrachudos, nos córregos desta comunidade. A aplicação deve acontecer no início da próxima semana e conta com a parceria de membros da sociedade local. No total, serão efetuadas cerca de 150 aplicações em pontos estratégicos. As aplicações serão realizadas a cada 15 dias e serão distribuídos 40 litros do larvicida biológico. No passado, há aproximadamente 5 anos, o produto foi aplicado em rios do município, diminuindo muito os insetos na região.

O termo borrachudo é a designação comum a diversas espécies de insetos dípteros, da família dos simuliídeos, sendo famosos pelas fêmeas hematófagas. Esses insetos medem entre dois e seis milímetros de comprimento e possuem coloração negra. O controle é feito através do larvicida que é aplicado nas pequenas quedas d’água dos córregos formadores de rios. Também é importante para um controle efetivo da praga a preservação da mata em torno do rio e a proibição do lançamento de esgoto no córrego, a fim de se criar um ambiente ecologicamente equilibrado, promovendo a atuação dos inimigos naturais do borrachudo. Por isso, a reunião na comunidade serviu para exposição do novo Código Florestal e suas implicações, como a obrigatoriedade de todos realizarem o Cadastro Ambiental Rural.