Agricultores familiares realizam curso de aperfeiçoamento e feira da agricultura familiar em Sangão

Os agricultores beneficiados pelo programa SC RURAL participaram de curso de Boas Práticas de Fabricação de alimentos (BPF) e concomitantemente a feira da agricultura familiar, em parceria com o SENAR.

Em 2010 esses agricultores iniciaram a venda de forma organizada numa Feira semanal, com estrutura bastante simples, ao lado da Prefeitura.  A partir de 2013, a feira deixou de ser realizada, devido à precariedade das instalações. Em 2014, a Epagri e a Prefeitura, com apoio do Sindicato, organizaram o grupo informal em uma associação, a Agrisan – Associação dos Agricultores Sangãoenses. Daí a necessidade da realização de cursos para maior capacitação dos produtores. Em outros encontros educativos, já foram abordados temas como: produção orgânica, agregação de valor, renda da atividade rural, comercialização dos produtos típicos. Desta vez a abordagem foi à correta manipulação e fabricação de produtos da agricultura familiar. O curso foi ministrado pela EPAGRI pelos técnicos, ENGENHEIRO AGRONOMO EDSON BORBA E O MÉDICO VETERINÁRIO MARCELO PEDROSO e teve a participação de 15 agricultores fabricantes de pães, açúcar mascavo, melado, massa de aipim, compotas de frutas… A Epagri, SINTRAF e a Secretaria Municipal de Agricultura de Sangão promoveram o evento. Segundo Marco Remor, Agrônomo da Secretaria, “a Agrisan, gerou uma possibilidade de agregar valor à produção agropecuária. Para isso as agroindústrias familiares precisam estar devidamente regulares perante as leis sanitárias. Formações como o curso de BPF desenvolvida para agricultores irão dar sustentabilidade a atividade realizada por eles.” Para Lilian dos Santos, Agrônoma da EPAGRI, “neste momento, estimulados pelo SC Rural, já se começou os investimentos dos agricultores. São pedreiros trabalhando, materiais de construção adquiridos e, equipamentos encomendados. Estamos cumprindo o planejado pelo SC Rural.” Para Rosiléia Bertan, Presidente do SINTRAF, “O curso de BPF propiciará uma formação profissional eficaz justamente onde o agricultor é mais carente”.