Prefeitura de Sangão intensifica ações para vacinação contra a Febre Amarela

Após um macaco ser encontrado morto na tarde de sexta-feira (05/04) em Morro da Fumaça, imediatamente a prefeitura de Sangão juntamente com a secretaria de saúde intensificaram o pedido para que os moradores da cidade se vacinem contra a febre amarela, já o que o caso aconteceu em uma cidade vizinha. A ocorrência potencializa os cuidados e a atenção referentes ao avanço dos casos de febre amarela em Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Saúde está tomando as ações necessárias para investigar a doença que causou a morte do macaco. Uma autópsia foi realizada sábado. Uma das preocupações é que o animal morto foi encontrado próximo a uma mata, na rodovia de acesso à localidade de Linha Torres. “E é nas matas que os mosquitos circulam carregando o vírus da febre amarela. Os mosquitos viajam quilômetros por dia”, recorda a secretaria de saúde de Sangão.

A secretaria de saúde está empenhada em realizar a vacinação de toda população que esteja apta a tomar a vacina. Quem não lembra se já tomou ou não pode tomar novamente.

Atualmente, em Santa Catarina há 26 suspeitas de febre amarela em humanos registradas, 25 descartas e um caso de óbito, registrado em Joinville envolvendo um homem de 36 anos. Em macacos, houve 127 registros, com 75 já descartados, 24 não confirmados e 28 aguardando resultados de laboratório.

A vacina está disponível em todos os postos de saúde da cidade.

As vacinas em Sangão estão à disposição nas Unidades Sede, Santa Apolônia e Morro Grande 1.

As ações já estão sendo intensificadas desde março, porém uma parte da população ainda é resistente à Vacinação.