Sangão na luta contra o COVID-19

Sangão na luta contra o covid-19

A Prefeitura Municipal de Sangão junto com a Secretaria de Saúde vem desenvolvendo ações para Respostas às Emergências em Saúde Pública COVID-19.

Com a prorrogação do Decreto n. 515 de 2020, os serviços das Unidades Básicas de Saúde estão sendo organizadas de acordo com o plano de enfrentamento ao COVID-19 do Governo Estadual de SC, para manter os atendimentos eletivos necessários.

Sabendo-se que a grande concentração de pessoas favorece a disseminação da doença pelo coronavírus, reforça-se a orientação para que os pacientes telefonem antes do deslocamento até o posto de saúde, com o objetivo de informar-se sobre a rotina de funcionamento da Unidade. Havendo necessidade de consulta presencial o paciente poderá ser atendido de forma pontual.

Segundo a Secretária de Saúde Cheila Leonel Cascaes, “as Unidades de Saúde estão seguindo as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), garantindo um espaço adequado para acolhimento e avaliação clínica”. Ainda, segundo a secretária, são disponibilizados máscaras e produtos à base de álcool para higiene das mãos para as pessoas sintomáticas para COVID-19. “As nossas Unidades de Saúde estão abastecidas com álcool em gel 70%, as cadeiras da sala de espera para pacientes estão dispostas conforme as recomendações do Ministério da Saúde e reforço ainda a orientação para que os acompanhantes esperem do lado de fora da unidade para evitar superlotação da área interna do posto.”

Quanto a atuação das Agentes Comunitárias de Saúde, as Gestão Municipal de Saúde estão seguindo as recomendações da Nota Técnica n. 003/2020 – DAPS/SPS/SES/SC. As visitas domiciliares rotineiras dos ACS foram canceladas a fim de reduzir o contato com pacientes sintomáticos respiratórios e possíveis casos de COVID-19. Porem os ACS devem utilizar os canais de comunicação (WhatsApp, e-mail, telefone…) para manter comunicação com a população, informando, por exemplo, sobre o cancelamento das consultas, orientações sobre rotina da unidade, campanha de vacinas, além que os ACS podem atuar na organização e direcionamento dos usuários que buscam atendimento na UBS. “Nossas equipes de saúde estão todas engajadas no combate a essa pandemia, juntos vamos conseguir vencer essa batalha”, destacou a secretária.

Unidade Saúde Sede segue em atendimento de segunda a sexta-feira das 8h ao 12:00 e das 13:30 as 20:00 qualquer dúvida entrar em contato pelo número (48)3656-3556.

Unidade Saúde Morro Grande II segue em atendimento de segunda a sexta-feira das 07h às 19:00hs – (48) 3655-0503.

Unidade de Saúde Santa Apolônia segue em atendimento de segunda a sexta-feira das 08h ao 12:00 E das 13:30h as 17:00hs – (48) 3656-0200.