Município zera fila de exames de média complexidade

A Prefeitura de Sangão deu “start” no primeiro Zera Fila na Saúde do ano. Cerca de 80 pacientes que aguardam na fila para a realização de exames de média complexidade, serão chamados para realizar os procedimentos. O Prefeito Castilho Vieira determinou a renovação o convênio, disponibilizado recursos próprios, para zerar a fila de 15 tipos de exames diferentes, com o objetivo de atender a população.

Esses exames não são de responsabilidade da saúde básica, mas o município pode adquirir, com seus recursos, em clínicas particulares para reduzir o tempo de espera. “Se a prefeitura não compra esses exames, os pacientes precisam esperar a fila da regulação, até que o Estado os realize, o que pode demorar muito. Com a compra o município acelera o diagnóstico do paciente e possibilita agilidade no tratamento de eventuais enfermidades”, disse a Secretária de Saúde Samira Casagrande de Souza.

Já no primeiro mês de trabalho, Castilho separa recursos para atender a essa demanda que sempre vai existir. “Todo dia temos pessoas que procuram as unidades de saúde e muitos diagnósticos dependem de que um exame desses seja feito. Por isso a gente, aqui na administração, precisa estar preparada para manter esse fila de espera do menor tamanho possível”, declarou Castilho.

Os exames disponibilizados nesta etapa do Zera Fila na Saúde são:

– Ressonância Magnética;

– Endoscopia Digestiva;