Sangão começa a aplicar a vacina contra o Corona Vírus

Nesta terça-feira (19), foi realizada a primeira aplicação da vacina contra o Corona Vírus em Sangão. Pela manhã, um veículo da Secretaria foi a Tubarão buscar o primeiro lote de 39 vacinas disponibilizadas para o município e, assim que chegaram, já ocorreu a primeira imunização.

Karina Serafim, coordenadora de vigilância epidemiológica e sanitária da Secretaria de Saúde. Ela é uma das profissionais da equipe linha de frente de combate ao Corona Vírus, desde o início da pandemia, há quase um ano, realizando coletas de material para exames. Ela é enfermeira e há 21 anos atua na área.

Quantidades de vacinas é pequena

O número de doses é muito pequeno. Das 144 mil vacinas que vieram para Santa Catarina, apenas 39 são destinadas a Sangão, menos de dez por cento do total dos grupos prioritários que devem receber a vacina no primeiro momento.

Para o prefeito Castilho Silvano Vieira, “Esse é o primeiro passo. Esperávamos mais doses, mas acreditamos que em breve a produção de vacina, no país, será regularizada e teremos condições de imunizar a nossa população em um curto espaço de tempo”.

De acordo com a secretária de saúde, da Prefeitura de Sangão, Samira Casagrande de Souza, a quantidade é insuficiente para vacinar os idosos acima de 75 anos e as equipes de profissionais que atuam no atendimento da população.

“Ontem é que a Secretaria Estadual e posicionou a respeito de como será a distribuição e os critérios de aplicação da vacina. Estamos definindo com as equipes de epidemiologia como vamos proceder diante disso, mas a determinação é que se priorize os profissionais que atuam diretamente no atendimento das pessoas que estão com sintomas e podem ser casos potencialmente positivos”, descreveu a secretária Samira.

Karina Serafim, a primeira imunizada e Coordenadora das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, da Prefeitura de Sangão, disse que existem mais de 300 pessoas nos grupos de idosos com mais de 75 anos e profissionais da saúde, que são os prioritários nesse primeiro momento e as doses que chegam hoje são muito abaixo disso.

“Por isso, conforme orientação do estado, vamos priorizar os profissionais que atuam diretamente no combate à COVID-19. Temos quatro salas de vacina, prontas; há material necessário (seringas e agulhas); e os nossos profissionais já estão treinados e preparados para quando chegarem doses em número suficiente para atender a população”, disse Karina.