Vacinação de idosos com mais de 90 já acontece no município

No último dia 10 de fevereiro, a Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Sangão, iniciou a vacinação de pessoas com mais de 90 anos. Ao todo, o município tem um total de 22 pessoas, nessa faixa etária. Dessas, 14 aceitaram receber a vacina, através de contato prévio, realizado pelas vacinadoras e agentes comunitárias. Esses 14 idosos estão sendo vacinados ontem e hoje (11), à tarde. Os demais, 8 idosos, recusaram a vacina.

De acordo com a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Karina Serafim, o paciente mais idoso a ser imunizado tem 96 anos. Outro idoso com 102 anos não foi imunizado, por decisão da família.

A Vacinação em Sangão já atingiu 94 pessoas (dentro dos grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunização – PNI), do Ministério da Saúde (MS). Aqui em Sangão, Secretaria de Saúde passa a divulgar o Vacinômetro – uma espécie de contador de vacinas aplicadas -, para que todos possam saber quantas pessoas já foram imunizadas no município.

A última remessa de vacinas recebida já está no final e novos grupos, dentro da escala de prioridades, serão chamados à imunização, assim que o suprimento for chegando.

“Nós temos rigor na vacinação prioritária e o município segue à risca o que diz o PNI. Todo o trabalho é registrado (como preconiza a normativa do MS) e não há nenhum tipo de transgressão”, destacou a secretária de saúde do município, Samira Casagrande de Souza.