TECNOLOGIAS MELHORARAM QUALIDADE DE VIDA NA ÁREA RURAL

Em cooperação com a Vigilância Sanitária do município de Sangão, a Secretaria de Agricultura do município promove em áreas com concentração residenciais, em regiões rurais, tecnologias capazes de melhorar a qualidade de vida da população.

“No caso adequamos o esgotamento doméstico que está causando alguns problemas na comunidade de Garganta. Esse projeto tem outro ganho importante, na medida em que também evita a ocorrência de futuras doenças”, destacou o secretário de agricultura José de Souza.

Um caso concreto é da residência do Seu Roberto e da Dona Alzira. Eles sofrem há anos com problemas de esgotamento sanitário. Através do conhecimento técnico do engenheiro Marco Remor, foi projetado um sistema de tratamento, que já utilizado pelo projeto microbacias da Epagri e UNICAMP, há 15 anos, nas áreas rurais do município de Sangão.

Na prática, o sistema projetado é adequado para uma família de até cinco pessoas. Neste caso específico, está sendo aproveitado o que já existia na propriedade do Seu Roberto e foi incorporado ao sistema mais dois reatores de tubos de concreto com um metro de diâmetro, que farão a filtragem do efluente.

“É um sistema de baixo custo que resolve a problemática da poluição ocasionada pelo esgoto sanitário da residência”, destacou o Eng. Remor. Ele explicou ainda que o reator é um filtro anaeróbico de fluxo ascendente com recheio de bambu, por onde passa os efluentes da casa que depois vai para um segundo tubo, onde é acrescentando brita e areia e a partir daí, já despoluídas, essas águas são depositadas em um círculo de bananeiras que vai consumi-la.

É a tecnologia ajudando o meio ambiente.