31 DE MAIO – DIA MUNDIAL SEM TABACO

A Secretarias de Saúde está realizando, hoje, pela manhã e à tarde, ações para lembrar o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado hoje. Um pedágio para conscientizar as pessoas sobre os problemas causados pelo tabagismo. Um pedágio aconteceu pela manhã em Sangão e será realizado à tarde no Distrito de Morro Grande.

No pedágio as equipes da secretaria estão propondo aos fumantes trocar a carteira de cigarros por uma muda de árvore frutífera e nativas. “Nossa proposta é que a pessoa se comprometa a parar de fumar e então fazemos a troca” destacou a secretária Samira Casagrande de Souza.

A ação teve a parceria do IMASA que intermediou contato com a empresa ENGIE que foi quem doou as mudas para que a ação pudesse acontecer.

FUMAR PODE MATAR!

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas todos os anos, das quais quase 900 mil são não fumantes que morrem por inalar fumaça emitida por fumante.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabagismo. Conforme dados do Inca, 12,6% de todas as mortes registradas no país são atribuíveis ao tabaco. Ao todo, 156.216 mortes poderiam ser evitadas todos os anos caso o uso do tabaco fosse eliminado.

Os números mostram ainda que, no ano passado, 73.500 pessoas foram diagnosticadas com câncer provocado pelo tabagismo. Segundo o Inca, R$ 56,9 bilhões são perdidos a cada ano em função de despesas médicas e perda de produtividade. (fonte: agênciabrasil.ebc.br)